Zuleika Alambert
(Ex-Parlamentar)


Biografia

Zuleika Alambert nasceu em 23 de dezembro de 1922, na Rua 7 de Setembro, no bairro Paquetá, em Santos. Foi a primeira dos seis filhos de Juvenal e Josefa Alambert. Estudou em sua cidade natal, inicialmente no Liceu Feminino Santista, e depois no Colégio Tarquínio Silva, onde fez Administração e Finanças, tornando-se contadora. Sua mãe cozinheira pagou seus estudos com muita dificuldade. Durante o curso ginasial, foi aluna da professora Alzira Yaconis Becker, mãe de Cacilda Becker, bailarina e atriz, como sua irmã Cleide. Zuleika também fez balé, chegando a dançar no Teatro Municipal de Santos. Fez ainda teatro e natação, atravessando o canal a nado, desde o Forte de Itaipu até a cidade de Santos. Aos 17 anos era teosofista e trabalhava na Igreja Teosófica de Santos, onde tinha acesso a uma grande biblioteca. 

Seu pai, oficial de Justiça, filiou-se ao governista Partido Social Democrático - PSD e encaminhou sua jovem filha para a militância política. Em 1942, com o afundamento dos navios brasileiros por submarinos nazi-fascistas, vitimando centenas de brasileiros, houve manifestação popular nas ruas e praças. A revolta e a indignação tomou conta da população e, em Santos, a jovem Zuleika juntamente com milhares de cidadãos passaram a exigir que o governo Vargas declarasse guerra ao Eixo (Alemanha e Itália), o que acabou ocorrendo com a assinatura do decreto presidencial, em 22/8/1942. Ela trabalhou posteriormente para que o país mandasse tropas a Europa, o que acabou acontecendo com a formação da Força Expedicionária Brasileira - FEB, que foi lutar na Itália, em 1944-1945. Quando os soldados foram para o front, Zuleikacomeçou a trabalhar, juntamente com um grupo de mulheres, como madrinhas de guerra.

Zuleika Alambert foi indicada candidata a deputada constituinte estadual pelo PCB, com o apoio dos estivadores e doqueiros do porto de Santos. Zuleika fez campanha na Alta Paulista, em Tupã e Marília, onde era escoltada por seis ou sete estivadores armados para garantir a sua segurança. Em seus comícios, ela dirigia palavras as mulheres. Zuleika acabou obtendo a segunda suplência do seu partido, com 4.654 votos. 

Aos 24 anos de idade, acabou assumindo sua cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 26/9/1947, pelo afastamento temporário do deputado Clóvis de Oliveira Neto, e a renúncia do primeiro suplente Lázaro Maria da Silva. Posteriormente com a renúncia do deputado Mautílio Muraro, ela foi efetivada deputada estadual em 15/11 do mesmo ano. 

alesp