Compartilhar:

Seminário:   INTRODUÇÃO À AMÉRICA LATINA 1 - AMÉRICA LATINA: CONCEITO, IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO


  • Descrição:
     Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp
    Youtube Logo Imagens – Procure 80,315 fotos, vetores e vídeos | Adobe StockAcompanhe ao vivo no canal do ILP no YouTube


    Este é o primeiro seminário do ciclo Introdução à América Latina, e concentrar-se-á em uma discussão histórica sobre o conceito de América Latina, abordando a sua construção, suas mudanças e suas implicações para projetos de integração. O seminário contará com uma aula expositiva em que o palestrante discorrerá sobre momentos dos séculos XIX e XX em que textos, autores, ideias e debates estavam relacionados às tentativas de alcançar definições para o continente latino-americano e seus povos. Além das intervenções dos inscritos durante o seminário, haverá, ao final da apresentação, um espaço para debate a respeito do conceito tal como se apresenta no século XXI e como afeta as relações internacionais entre os países latino-americanos. Pretende-se que os demais seminários do ciclo, abordando os eixos de economia, sociedade e política, sejam realizados em abril, maio e junho deste ano.


    O objetivo deste primeiro seminário é apresentar ferramentas teóricas para a compreensão do recorte geográfico e temático do ciclo. Por meio da discussão sobre a história do conceito de América Latina, problematizar-se-ão definições normativas, abordagens ontológicas e modelos rígidos que limitam o entendimento da natureza fluída e discursiva contida no termo. Abordar seus debates ao longo da história demonstrará como os desafios de integração latino-americana partem de múltiplas identidades dos povos americanos, as quais são atravessadas por disputas simbólicas e políticas em seu processo de conceptualização.


    Eric Cyon Rodrigues (palestrante e organizador) - Bacharel, Licenciado e Mestre em História pela Universidade de São Paulo. Chefe de Divisão de Inovação na Fundação Memorial da América Latina. Membro do GPPP.


    O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GPPP), formado pelo ILP e pelo Memorial da América Latina (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5071231309876550), sendo especificamente uma atividade da linha de Pesquisa “Estado, Sociedade e Integração na América Latina”, coordenada pelo professor Wagner Tadeu Iglecias da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo


    Na perspectiva da integração latino-americana, esta é uma contribuição da Alesp, por meio do ILP, e da Fundação Memorial da América Latina para a discussão temática referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes, especialmente metas 16.3 e 16.8) e nº 17 (Parcerias e Meios de Implementação, metas 17.13 e 17.14) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

  • Programa:

    • Problematização do conceito de América Latina

    • A invenção da “América” na época colonial

    • Integração e fragmentação americana no Império Espanhol;

    • As independências e o pan-americanismo;

    • O surgimento de América Latina como conceito (século XIX);

    • Século XX: repensando a América Latina frente aos imperialismos;

    • Século XX: a América Latina no debate do desenvolvimento econômico;

    • As ambiguidades entre o Brasil e a América Latina;

    • Desafios da integração: Memorial da América Latina e ILP/ALESP.


    Carga horária: 3h

  • Cronograma:

    Dia 25/03, quarta-feira, 14h00 às 17h00

  • Público-alvo: Estudantes e professores da área de ciências humanas, parlamentares e assessores, propositores e gestores de políticas públicas, interessados em geral.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 25/03/2026 a 25/03/2026
  • Horário: 14h00 às 17h00
  • Forma de Realização: Presencial
  • Total de vagas: 60
  • Período de inscrição: 10/02/2026 a 24/03/2026

    * Se você é estrangeiro e não possui CPF, envie e-mail para ilp@al.sp.gov.br e solicite sua inscrição
  • Informações para Inscrição:
    Evento presencial (Auditório do ILP) com transmissão pelos canais do YouTube do ILP e da Alesp. Certificação apenas para participantes presenciais mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). O ambiente será gravado e fotografado, podendo as imagens e pronunciamentos ser usados pela Alesp para fins de divulgação. Não serão fornecidos certificados posteriormente.
  • Locais de Realização:
    • AUDITÓRIO DO INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA
      Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, 201 andar - 3° sala - 337
      São Paulo São Paulo 04097-900
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA ( FMAL )
  • Anexos: