Compartilhar:

Evento:   CICLO DE CONFERÊNCIAS - A FORMAÇÃO DO BRASIL #7: O PAPEL DO ESTADO BRASILEIRO NA VIDA DAS MULHERES


  • Descrição: Os desafios contemporâneos do Brasil exigem uma reflexão sobre a sua gênese e o desenvolvimento do Estado brasileiro por meio dos debates políticos, econômicos e sociais em autores clássicos, nas Constituições brasileiras de 1824 a 1988, na formação dos partidos políticos, nos modelos de Administração e Educação Pública, nas questões da equidade racial e da participação política das mulheres no Estado brasileiro.
    Para o sétimo e último evento do Ciclo de Conferências sobre a Formação do Brasil temos os seguintes convidados:

    Palestrantes

    MARIA ANGÉLICA FERNANDES
    Chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Especialista em Direito Público Municipal pela EGCTCMSP. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Gestora pública, foi subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, assessora Especial do Senado Federal.

    ANA CLÁUDIA LOPES.
    Doutora em Filosofia pela Unicamp e pós-doutoranda pela USP. Foi pesquisadora visitante na Universidade Goethe (Frankfurt).

    Debatedor e Organizador

    SILVIO GABRIEL SERRANO NUNES
    Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne (Bolsa Capes, Ministério da Educação do Brasil); advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP; especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Autônoma de São Paulo; professor de História do Direito da Ebradi; assessor jurídico no Tribunal de Contas do Município de São Paulo; professor da Escola Superior do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; pesquisador do IBContas - Instituto Brasileiro de Contas Públicas; professor convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional - COGEAE/PUC-SP. Membro da Comissão Especial de Direito Constitucional da OAB SP.
  • Programa:Pretende-se abordar, na série de sete eventos de compõem o Ciclo de Conferências, a formação do Brasil em torno de quatro eixos temáticos: clássicos do pensamento político, econômico e social do Brasil; a evolução constitucional do Brasil (1824-1988); a formação e consolidação dos partidos políticos brasileiros e os modelos de Administração (patrimonialista, burocrático e gerencial) e de Educação Pública no Brasil; além de analisar questões estruturais na formação do Brasil: as questões e os desafios constitucionais e democráticos da equidade racial e da participação política das mulheres no Estado brasileiro.
  • Cronograma:
    17h00 - Abertura
    17h10 - Conferências
    18h00 - Perguntas das participantes
    18h30 ¿ Encerramento
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 10/12/2020 a 10/12/2020
  • Horário: 17h00 às 18h30
  • Total de vagas: 250
  • Período de inscrição: 10/10/2020 a 10/12/2020
  • Informações para Inscrição:- Evento no formato on-line;
    - A certificação está condicionada à inscrição prévia e ao preenchimento do formulário de avaliação ao término de cada evento.
  • Locais de Realização:
    • ON-LINE

  • Colaboradores:
  • Parceiros: