Compartilhar:

Seminário:   EDUCAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDES E DEMOCRACIA - SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DA 11ª EDIÇÃO DA REVISTA PARLAMENTO E SOCIEDADE


  • Descrição: Diferentes estudos realizados nos últimos anos sinalizam que a democracia liberal, em seu formato mais frequente nas sociedades contemporâneas, está tensionada por desafios bastante densos. Um dos principais elementos explicativos desta crise está relacionadoao nível de adesão dos cidadãos aos valores democráticos e ao nível de compreensão das pessoas sobre as regras institucionaise os procedimentos de materialização da democracia.Emoutras palavras, podemos dizer que a crise da democracia tem como variável importante a dificuldade de ampliar e aprofundar o grau de letramento político dos indivíduos que compõem o tecido social. Partindo dessa perspectiva, em 2018, a Escola do Parlamento mobilizou uma pesquisa com jovens estudantes da rede municipal de São Paulo, matriculados no ensino médio, com vistas a compreender seu grau de adesão a princípios e valores democráticos e seu conhecimento sobre a democracia, suas instituições e seus regimes de construção dos destinos sociais. Com os resultados dessa pesquisa, convidamos estudiosos e ativistas que trabalham no campo da educação política para analisar e problematizar os achados da investigação, comparar e cotejar com outros investimentos de pesquisa semelhantes e propor reflexões em torno da relação entre juventudes, democracia e educação política. A Edição n° 11 da Revista Parlamento e Sociedade traz os frutos desse processo de reflexão. Num momento tão importante, em que nos aproximamos das eleições municipais, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a APEL e com o Instituto Legislativo Paulista propõem a realização deste seminário.
  • Programa:- Apresentar e discutir os resultados da pesquisa sobre adesão dos jovens aos valores democráticos e sobre a compreensão dos jovens a respeito das instituições e procedimentos próprios da democracia brasileira.
    - Dialogar sobre o conceito de educação política para a cidadania como categoria explicativa e como proposta para o aprimoramento da qualidade da democracia e de sua responsividade.
    - Incentivar a criação e ampliação de iniciativas de Educação Política no poder legislativo e também nas escolas de educação básica.
  • Cronograma:
    17h00 - Abertura
    Vinicius Schurgelies

    17h1 - Painel com Autores - O Campo da Educação Política: Definições e Práticas
    Alexsandro Santos
    Luiza Jardim
    Myla Freire

    17h4 - Painel com Autores - Juventudes, Educação Política e Democracia: Achados de Pesquisas
    Camila Alencar e Rafael Pedroso
    Fátima Timotheo e Roberto Lamari
    Humberto Dantas

    18h10 - Intervenção Analítica
    Diego Calegari

    18h30 - Comentários / Articulações
    Vinicius Schurgelies

    18h40 - Saudação Final dos participantes
  • Público-alvo: Estudantes, profissionais da Educação, ativistas do campo da educação política para a democracia, pesquisadores da educação e da ciência política e demais interessados
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 19/10/2020 a 19/10/2020
  • Horário: 17h00 às 18h30
  • Total de vagas: 300
  • Período de inscrição: 13/10/2020 a 19/10/2020
  • Informações para Inscrição:PROGRAMA
    - Educação Política para a Cidadania e para a democracia;
    - Letramento Político-Juventudes e adesão a valores democráticos;
    - Juventudes e conhecimento sobre democracia, instituições e institucionalidades políticas.

    Obs: O certificado de participação está condicionado à inscrição prévia e ao preenchimento do formulário de avaliação do evento.
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros: