Compartilhar:

Palestra:   A MULTICULTURALIDADE DOS QUADRINHOS CARICATURAIS


  • Descrição: As Histórias em Quadrinhos (HQs) são expressões artístico-comunicacionais, e delas derivam artes afins, como tiras, cartuns e charges, enriquecendo o universo mental do leitor.
    As HQs são essenciais fontes plurívocas, multiculturais e interdisciplinares de informação imagética e podem ser utilizados como ampliação de conhecimento e impulso à criatividade a todas as fases etárias (infantil/infanto-juvenil e adulta).
    Assim, nesta palestra, os participantes irão aprender os conceitos da linguagem das HQs, bem como seus congêneres e temas variados e sua multiculturalidade artística, em especial os caricaturais, que trazem todos os assuntos e temas transversais, tendo a possibilidade de aprimorarem sua inteligência sistêmica ao ampliar seu conhecimento em tal linguagem.

    Gazy Andraus (palestrante)

    Pós-doutorando pelo PPGACV da FAV-UFG (Bolsista PNPD-CAPES), Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, autor e pesquisador de HQs e fanzines de temática fantástico-filosófica.
  • Programa:Reconhecer a linguagem do hipergênero das Histórias em Quadrinhos (HQs) e suas derivativas: tiras, cartuns, charges, caricaturas como mídias plurais e interdisciplinares para futuras práticas transversais e humanistas.

    - Reconhecer a importância da informação imagética (da imagem) nas HQs, como ampliadora da inteligência sistêmica;
    - Distinguir a arte caricatural da naturalista, nos quadrinhos;
    - Conhecer elementos da linguagem das HQs (e suas derivativas) como ferramenta interdisciplinar que reflete idiossincrasias do ser humano;
    - Ampliar seus conheceres com a linguagem dos quadrinhos e afins no papel (e no virtual que os publicam também) como material multicultural transversal artístico e de comunicação criativa.
  • Cronograma:
    - Resumo conceitual e histórico das HQs;
    - HQs como hipergênero: as tiras, cartuns, charges e caricaturas;
    - As HQs autorais e comerciais, as HQs para as três faixas-etárias;
    - As HQs caricaturais se diferenciam das naturais (realistas) nos desenhos;
    - Temas e diversidade nos quadrinhos caricaturais: humor, super-heroístico, poético, literário infanto-juvenil (ficcional, ficcional-científico) etc.;
    - Amostragem de alguns dos principais autores e suas obras de HQs caricaturais e sua diversidade plural em formatos e temas e sua incursão nacional e mundial;
    - As gibitecas e sua importância como material disponível em acervos e eventos.
  • Público-alvo: Qualquer pessoa interessada em ampliar sua inteligência sistêmica e enriquecer sua multiculturalidade; profissionais e estudantes das áreas de artes e comunicação.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 09/02/2021 a 09/02/2021
  • Horário: 15h00 às 16h30
  • Total de vagas: 100
  • Período de inscrição: 11/01/2021 a 08/02/2021
  • Informações para Inscrição:Necessário acesso à internet. O certificado de participação será emitido mediante o preenchimento e envio de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento.

    Link de Transmissão do evento: www.youtube.com/watch?v=AgpsTes3cHQ