Compartilhar:

Curso:   CURSO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO DE MANDATO


  • Descrição: Curso interdisciplinar voltado ao aperfeiçoamento dos servidores e parlamentares estaduais e municipais para a gestão e organização do mandato parlamentar e de demandas correlatas.
    Amilton Augusto (coordenador e professor) - Advogado especialista em Direito Público. Vice-Presidente da Comissão da OAB/SP de Relacionamento com a ALESP. Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP. Membro fundador, Vice-Presidente e Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Governança Pública - ABGov. Autor de obras jurídicas.
    Vinicius Schurgelies (coordenador e professor) - Gestor público Doutorando em Administração Pública e Governo e professor-coordenador de curso de pós-graduação em Gestão Pública. Ex-Diretor-Presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP).
    Renaldo Polito (professor) - Especialista em Comunicação. Professor de Expressão Verbal. Autor de 34 obras sobre a arte de falar. Palestrante.
    Rachel Polito (professora) - Diretora de curso de Expressão Verbal. Especialista em Comunicação. Autora internacional em 9 obras sobre o tema.
    João Henrique (Professor) - Assessor parlamentar com formação em Ciências Sociais. Palestrante.
    Paulo Ricardo Bomfim (Professor) - Consultor político. Jornalista. Palestrante. Especialista em comunicação e marketing eleitoral. Coordenador político de diversas campanhas em mais de 10 anos de atuação.
    Fábio Gomes (Professor) - Sociólogo. Mestre em Gestão. Especialista em Opinião Pública e Comunicação. Doutorando em Comunicações e Semiótica. Membro da ESOMAR - European Society for Opinion and Marketing Research.
    Rubens Oliveira (Professor) - Advogado. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal. Especialista em Direito Penal e Compliance. Especialista em Investigações Corporativas e Compliance. Possui Advanced Certificate in Compliance.
    Orlando Paixão (Professor) - Advogado. Pesquisador em Filosofia da Mente, Neurociência e Comportamento Humano. Presidente da Comissão da OAB/SP de Relacionamento com o Poder Legislativo.
    Carlos Rifan (Professor) - Internacionalista. Especialista em Negociação e Gestão Internacional. CEO da SF Service, empresa que atua no ramo de consultoria de negócios internacionais. Fundador e Presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais - ANAPRI.
    Rodrigo Tritapepe (Professor) - Diretor de Atendimento e Orientação da Fundação Procon-SP. Ex-Diretor-Presidente do Instituto do Legislativo Paulista - ILP/ALESP. Ex-Assessor Parlamentar da Presidência da ALESP. Especialista em Gestão na Administração Pública. Formado em desenvolvimento humano e de carreiras. Coach de Negócios e palestrante.
    Lucas Pimenta (professor)
    Jornalista com especialização em marketing político e campanhas eleitorais.
  • Programa:O curso é voltado para desenvolvimento pessoal e profissional dos agentes envolvidos no atendimento das demandas relacionadas à atuação parlamentar. Busca desenvolver ferramentas e métodos práticos no campo jurídico, do marketing pessoal e político, da gestão do mandato e da carreira o servidor e do parlamentar, bem como desenvolver habilidades para ampliar o relacionamento pessoal, interpessoal e político de um modo geral; organização diária do gabinete e da atuação do gabinete no atendimento das demandas que lhe são afetas.
  • Cronograma:
    Serão onze encontros de 60 minutos, a serem realizados entre os meses de abril e maio de 2021, de modo virtual, com transmissão pela Rede ALESP:
    Aula 1 [19 de abril - 10h às 11h] - Coordenação de Gabinete e Articulação Política, com João Henrique de Almeida
    Aula 2 [23 de abril - 10h às 11h] - Poder Legislativo e políticas públicas, com Vinicius Schurgelies.
    Aula 3 [26 de abril - 10h às 11h] - Marketing de mandato, com Paulo Ricardo Bomfim.
    Aula 4 [30 de abril - 10h às 11h] - Marketing digital e redes sociais, com Lucas Pimenta
    Aula 5 [10 de maio - 10h às 11h] - Comunicação e Expressão Verbal , com Reinaldo Polito e Rachel Polito .
    Aula 6 [14 de maio - 10h às 11h] - Tema: Gestão de reputação do mandato com fundamento em pesquisa de opinião, com Fábio Gomes.
    Aula 7 [17 de maio - 10h às 11h] - Crimes funcionais e Compliance, com Rubens Oliveira.
    Aula 8 [21 de maio - 10h às 11h] - Desenvolvimento do Comportamento Humano e Liderança, com Orlando Paixão.
    Aula 9 [24 de maio - 10h às 11h] - Relações Internacionais aplicadas aos Municípios através da atuação parlamentar, com Carlos Rifan.
    Aula 10 [28 de maio - 10h às 11h] - O bom uso das Comissões, propositura, deliberações e discussões de políticas públicas, com Rodrigo Tritapepe
    Aula 11 [31 de maio - 10h às 11h] - Negócio Jurídico Administrativo / Controle dos Atos Públicos e Direitos Políticos, com Amilton Augusto.
  • Público-alvo: Servidores, assessores, parlamentares, advogados e público em geral.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 19/04/2021 a 28/05/2021
  • Horário: 10h00 às 11h00
  • Total de vagas: 999
  • Período de inscrição: 24/03/2021 a 16/04/2021
  • Informações para Inscrição:Atividade on-line, transmitida pelo CANAL DA REDE ALESP no YouTube. Necessário acesso à Internet. NÃO serão enviados os links.
    Para esta atividade, por se tratar de curso livre em transmissão aberta, NÂO serão fornecidos certificados.
    A participação do público se dará por meio de questões e comentários formulados via o e-mail: ilp@al.sp.gov.br

    Você pode participar de quaisquer dos eventos que quiser.
  • Data de divulgação dos selecionados: 16/04/2021
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • REDE ALESP