Compartilhar:

Palestra:   CICLO ILP + FAPESP COVID-19 - VARIANTES, MONITORAMENTO E CONTROLE


  • Descrição:

    Evento do Ciclo ILP+FAPESP de Ciência e Inovação 2021, que reunirá cinco pesquisadores brasileiros que abordarão as estratégias de monitoramento, análise e controle das variantes do vírus SARS-CoV-2 hoje em circulação no Brasil e no mundo. Essas mutações levantam questões sobre a resposta das vacinas já desenvolvidas, a necessidade de novas pesquisas sobre os imunizantes e da extensão de medidas de isolamento social.


     


    Fernando Rosado Spilki  (palestrante) - Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Feevale e coordenador da Rede Corona-ômica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


    Ester Cerdeira Sabino (palestrante) -  Professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE).


    Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni  (palestrante) - Diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan e coordenadora da Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2 do Estado de São Paulo.


    Paola Cristina Resende Silva  (palestrante) - Pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e coordenadora da equipe de curadoria da plataforma de dados GISAID no Brasil.


    Edecio Cunha Neto (palestrante) – Professor da Faculdade de Medicina da USP e membro da coordenação de grupo de pesquisa de vacinas no Instituto do Coração da FMUSP.


    Carlos Américo Pacheco (mediador) - Diretor-presidente da FAPESP.

  • Programa:

    O Ciclo ILP+FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, gestores públicos e interessados nos temas abordados.


     

  • Cronograma:

    30 de Agosto de 2021, das 15h às 17h

     

    Abertura – representantes do ILP e da FAPESP

    Apresentação de vídeo institucional

    Palestra 1 - Rede Corona-ômica (MCTI) – Fernando Rosado Spilki

    Palestra 2 - Vigilância genômica no município de São Paulo – Ester Sabino Cerdeira

    Palestra 3 - Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2 do Estado de São Paulo – Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni

    Palestra 4 - Plataforma internacional de dados GISAID– Paola Cristina Resende Silva

    Palestra 5 - Vacinas – desafios frente às variantes – Edecio Cunha Neto
    Sessão de perguntas e respostas

  • Público-alvo: Público em geral, legisladores, assessores parlamentares, gestores públicos, pesquisadores, professores e estudantes.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 30/08/2021 a 30/08/2021
  • Horário: 15h00 às 17h00
  • Total de vagas: 999
  • Período de inscrição: 04/08/2021 a 29/08/2021
  • Informações para Inscrição:

    Evento virtual. Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal da Rede ALESP no YouTube.
    Certificação exclusivamente mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (não serão emitidos certificados posteriormente).

  • Data de divulgação dos selecionados: 29/08/2021
  • Colaboradores:
  • Parceiros: