Compartilhar:

Curso:   O SISTEMA DE BRETTON WOODS - INSTITUIÇÕES PARA A PAZ? - MÓDULO 2 - O FMI, O BANCO MUNDIAL: MEIOS PARA A TURBULÊNCIA OU CALMARIA


  • Descrição:

    Após setenta e sete anos (77) da realização da Conferência de Bretton Woods, EUA, em paralelo ao desenho fundacional da Organização das Nações Unidas (ONU), as instituições ali geradas, quais sejam, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BIRD) vêm sendo testadas nas suas funções de promotoras da Paz pela via da economia e da estabilização das moedas, funções primordiais para as quais foram criadas.


    Com mais de setenta (70) anos de existência das instituições criadas pelos EUA e os países aliados da Segunda Guerra, a ascensão de novas potências e a fundação de outros bancos de inspiração internacional, como estão o FMI e o Banco Mundial na atualidade? Nas décadas de 1980 e 1990, ambas as instituições propuseram fórmulas econômicas para vários países em desenvolvimento, que viveram momentos de turbulência e instabilidade. No fim dos anos 2000, o cenário se modificou, aqueles países anteriormente periféricos de outrora se tornaram os primeiros a proporem uma nova arquitetura financeira global.


    Com a ascensão de novos agentes econômicos fora do eixo tradicional de poder, qual o papel de Bretton Woods e quais países atualmente possuem capacidade de formulação econômica dentro do FMI e do Banco Mundial? Neste curso apresentamos o Sistema de Bretton Woods dos anos 2000 e qual a sua relevância em um mundo multipolar, com novos bancos de estímulo aos países em desenvolvimento, como é o Banco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e uma pandemia ainda em curso.


    Thiago Dias (conferencista) - Advogado e professor, graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrando em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea. Especialista em Direito Constitucional e Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes.

  • Programa:

    Apresentar a atuação das instituições financeiras que tiveram importância para o desenvolvimento econômico global, criadas após o fim da Segunda Guerra Mundial, tais como o Banco Mundial, o FMI, porém, demonstrando como essas instituições estão lidando com novos países e modelos econômicos que rivalizam com as antigas estruturas. Nesse contexto, será apresentado o caso brasileiro em Bretton Woods, da concepção ao momento atual.

  • Cronograma:

    10 de novembro de 2021 - 14h00 – 15h30

     

     

    O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

  • Público-alvo: Professores e estudantes das mais variadas áreas, servidores públicos, cidadãos interessados em Economia, Direito e Política Internacional.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 10/11/2021 a 10/11/2021
  • Horário: 14h00 às 15h30
  • Total de vagas: 300
  • Período de inscrição: 14/10/2021 a 08/11/2021
  • Informações para Inscrição:

    Evento virtual ao vivo (tele presencial). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Certificação exclusivamente mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (não serão emitidos certificados posteriormente).

  • Data de divulgação dos selecionados: 09/11/2021
  • Colaboradores: