Compartilhar:

Curso:   EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA DIGITAL: A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS EM CONTEXTOS HIPERCONECTADOS


  • Descrição:

    O curso abordará o fenômeno da desinformação em termos teóricos e discutirá como enunciados falsos podem impactar na compreensão de mundo das pessoas. Para tanto, analisará a “dieta informacional”, a desordem informacional e os impactos da desinformação nas dimensões sociais da vida cotidiana, bem como apresentará a educação midiática, que possibilita um conjunto de habilidades para o estudante acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional, com responsabilidade e senso crítico. Por fim, abordará o papel da leitura crítica dos fluxos informacionais, enfatizando a necessidade de se debater o papel ético da informação na sociedade democrática.


    Michel Carvalho (professor) - Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestre em Ciências da Comunicação (USP). Especialista em Comunicação Pública e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo). Chefe dos Serviços de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cubatão (SP).

  • Programa:Discutir a desinformação em termos teóricos e refletir como enunciados falsos podem impactar na compreensão de mundo das pessoas. Analisar a dieta informacional, a desordem informacional e os impactos da desinformação nas dimensões sociais da vida cotidiana. Apresentar a educação midiática, que possibilita um conjunto de habilidades para o estudante acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional, com responsabilidade e senso crítico. Abordar o papel da leitura crítica dos fluxos informacionais, enfatizando a necessidade de se debater o papel ético da informação na sociedade democrática
  • Cronograma:

    18 e 25 de março de 2022

    - Aula 1: 18.03.2022, 14h00-16h30

    O ecossistema da desinformação (infodemia, hiperinformação e desordem informacional). A Pós-verdade e a eclosão de Fake News. A Cultura Digital e novos modelos de aprendizagem. O algoritmo e as bolhas informacionais. A Educomunicação e a Educação Midiática. Competências informacionais. Gêneros Midiáticos.

    - Aula 2: 25.03.2022, 14h00-16h30

    Projetos de educação para a cidadania digital

  • Público-alvo: Evento virtual ao vivo (telepresencial). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Certificação pelo ILP mediante preenchimento dos dois formulários de avaliação disponib
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 18/03/2022 a 25/03/2022
  • Horário: 14h00 às 16h30
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 18/02/2022 a 16/03/2022
  • Informações para Inscrição:

    Evento virtual ao vivo (telepresencial). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Certificação pelo ILP mediante preenchimento dos dois formulários de avaliação disponibilizados durante o evento (não serão emitidos certificados posteriormente).

  • Data de divulgação dos selecionados: 17/03/2022
  • Colaboradores: