O Geoturismo pode ser entendido como uma vivência da geodiversidade, ou seja, uma experiência de contato significativo com a variedade de sítios e paisagens que mostrem elementos da constituição geológica e gemorfológica do território, englobando dimensões de entretenimento e produção de conhecimento, valorização do geopatrimônio e geoconservação. Neste ciclo, especialistas da área de geociências indicarão alguns roteiros de grande interesse no Estado de São Paulo, destinados a estudantes, professores, profissionais e à população em geral, desde o litoral até o interior, passando pela Capital.
Alex Peloggia (coordenador) - Geólogo, psicanalista e artista plástico. Doutor em Ciências (USP). Pós-graduado em Educação, Política e Relações Internacionais, Educação Artística e Arqueologia.
Conferencistas:
André de Andrade Kolya
Antonio Jose Teixeira Guerra
Debora Silva Queiroz
Eliane Aparecida Del Lama
Maria da Glória Motta Garcia
Maria do Carmo Oliveira Jorge
Raquel Mamblona Marques Romão
Divulgar roteiros que permitam ao público o contato com elementos significativos da geodiversidade do Estado de São Paulo, contribuindo para a disseminação de conhecimento, geoconservação e valorização do geopatrimônio.
10 e 24 de junho e 1º de julho de 2022, das 16h às 18h00. Carga horária total de 6h.
10/6
- Abertura: o geoturismo como vivência da geodiversidade (Alex Peloggia)
- Subindo a serra rumo ao Eldorado: o Caminho do Peabiru entre São Vicente e o Centro Velho de São Paulo. (Maria da Glória Garcia, Debora Queiroz e Eliane Del Lama)
- Geoturismo Urbano na Cidade de São Paulo. (Eliane Del lama).
24/6
- Histórias e Paisagens do Projeto Geoparque Corumbataí (André Kolya)
- Geoturismo no Circuito Lagamar SP de cicloturismo entre os municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cananeia (Raquel Romão e Maria da Glória Garcia)
1º/7
- Roteiro Geoturístico da trilha do Quilombo, região sul de Ubatuba-SP (Maria do Carmo Jorge)
- Trilha do Sítio Recanto da Paz, na bacia do Rio Maranduba – Ubatuba – SP (Antonio Guerra)
Evento virtual ao vivo (telepresencial). Necessário acesso à internet. Certificação mediante comparecimento nos três encontros (verificação de presença por meio de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.