Compartilhar:

Curso:   A HISTÓRIA DA ARTE E A DIVERSIDADE GEOLÓGICA


  • Descrição:

    A diversidade de materiais e aspectos geológicos do Planeta (geodiversidade), sendo um aspecto essencial do mundo em que vivemos, necessariamente guarda certas relações com a expressão artística, desde o uso de rochas como substrato (pinturas rupestres) ou material a ser esculpido, a produção de pigmentos minerais e a própria disposição de materiais geológicos no terreno como constituintes da obra de arte (land art). No entanto, o aspecto que nos interessa neste curso é o da expressão da diversidade de elementos geológicos e sua função na composição de obras pictóricas, assim como a possibilidade de discussão de conceitos geológicos a partir dessas representações (arte estratigráfica). Para tanto, recortaremos dois períodos distintos da História da Arte ocidental: o primeiro corresponde à Arte Medieval Tardia e Renascentista, no qual se antecipam conceitos estratigráficos fundamentais somente formalizados séculos depois, e o segundo à Arte Moderna, aqui abordando o tema da agência humana e da geodiversidade tecnogênica.
    Conferencista
    Alex Peloggia - Geólogo, Doutor em Ciências, Psicanalista, Artista Plástico. Especialista em Educação, Arqueologia, Política e Relações Internacionais e Educação Artística. Estudou História da Arte e Práticas Curatoriais no Museu de Arte de São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Panamericana - Escola de Arte e Design.

  • Programa:

    O objetivo do curso é abordar a relação entre Ciência (especificamente a Geologia) e a Arte (a Pintura) tendo como referência dois períodos da História da Arte e como fio condutor o tema da geodiversidade.

  • Cronograma:

    8, 9 e 10 de fevereiro de 2023, quarta, quinta e sexta-feira, das 15h às 17h00.

    Carga horária: 6h

    Programa do curso:

    Aula 1 - 08/02

    - Introdução: Ciência e Arte como formas de apreensão do mundo e de sua representação.

    - Os conceitos de geodiversidade, arte estratigráfica e realismo geológico

    - A geodiversidade na arte moderna brasileira: Tarsila do Amaral, Portinari e Clóvis Graciano

    - A geodiversidade na arte contemporânea brasileira: Rodrigo Andrade.

    Aula 2 - 09/02

    - A geodiversidade na Arte Medieval Tardia e Renascentista. Miquelângelo, das minas de Carrara à Capela Sistina. Diferenciação de categorias de representação; a “geoperiodização” da pintura dos séculos XII ao XV; a função da geodiversidade na composição e sua relação com os elementos arquitetônicos e a perspectiva; os conceitos geológicos implícitos na arte estratigráfica renascentista (sobreposição, horizontalidade e continuidade lateral, correlação, dinâmica). A geodiversidade na obra de Leonardo Da Vinci e Giotto. As razões do uso e da valorização da geodiversidade na Arte Medieval Tardia e Renascentista: hipóteses (psicológica, histórico-cultural e prática).

    Aula 3 - 10/02

    - O ser humano frente ao geológico: a representação artística do “tempo profundo”.

    - A geodiversidade antropogênica na obra de Paul Nash: processos de formação de terrenos tecnogênicos, o Episódio Modificador Antropogênico e o conceito de Antropoceno.

  • Público-alvo: Estudantes, professores e pesquisadores das áreas de Geociências, Artes e Educação, professores e estudantes do nível médio e fundamental, público interessado em geral.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 08/02/2023 a 10/02/2023
  • Horário: 15h às 17h
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 11/01/2023 a 07/02/2023
  • Informações para Inscrição:

    Certificação exclusivamente mediante o preenchimento de todos os formulários de avaliação disponibilizados durante as aulas.
    Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Necessário acesso a internet.
    Para verificar as sugestões de leitura acesse ANEXOS. 

  • Data de divulgação dos selecionados: 08/02/2023
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • SISTEMA PAULISTA DE ESCOLAS DO LEGISLATIVO ( SISPELegis )
  • Anexos: