Compartilhar:

Curso:   COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: COMO ''FURAR A BOLHA'' E DAR VISIBILIDADE ÀS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE IMPACTAM A SOCIEDADE?


  • Descrição:

    Comunicar-se é um dos princípios da Administração Pública, naquilo que a Constituição (art. 37) chama de Publicidade. Esse princípio dever tornar públicos todos os atos dos órgãos de Estado. A partir dessa premissa, podemos pensar a comunicação em políticas públicas como um direito do cidadão e uma obrigação de governos e parlamentos. Por isso, essa atividade exige, cada vez mais, de gestores e profissionais de comunicação capacitados que possam mediar o processo de construção das políticas. Na perspectiva da comunicação em políticas públicas, o cerne não é dizer, é responder a perguntas que foram devidamente ouvidas. A questão não é somente mostrar, mas dialogar com os diferentes públicos e dar transparência as ações dos governos.

    Palestrante:
    Michel Carvalho - Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Chefe dos Serviços de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cubatão (SP) e diretor-adjunto da Região São Paulo da Associação Brasileira de Comunicação Pública. Integrante do Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), vinculado à ECA/USP.

    Esta é uma contribuição da ALESP para a discussão relativa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

  • Programa:

    Desenvolver competências para a comunicação em políticas públicas na Era Digital. Aprimorar habilidades para o uso do sistema público de comunicação. Conhecer recursos, técnicas e abordagens que facilitem a comunicação com os diferentes públicos.

  • Cronograma:

    16 de novembro de 2023, quinta-feira, das 15h às 17h30

     I) COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

    * Governo, opinião pública e mídia;

    * Comunicação de políticas, programas e ações;

    * Comunicação Pública x Comunicação no setor público;

    * A lógica dos algoritmos e seu impacto na comunicação pública;

    * Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos, redes sociais, etc.

    II) QUANDO DIVULGAR UMA POLÍTICA PÚBLICA?

    * O ciclo das políticas públicas;

    * Problema público e seu agendamento;

    * As estratégias de divulgação das políticas públicas.

    III) A COMUNICAÇÃO E OS DIFERENTES PÚBLICOS

    * Mídia (meios tradicionais e influenciadores digitais);

    * Formadores de opinião (ativistas e especialistas);

    * População em geral.

  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 16/11/2023 a 16/11/2023
  • Horário: 15h00 às 17h30
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 19/09/2023 a 16/11/2023
  • Informações para Inscrição:

    Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelos canais do ILP no Youtube (não serão enviados links). Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento. As informações coletadas na ficha de inscrição e no formulário são protegidas e serão usadas pelo ILP para fins de planejamento).

  • Data de divulgação dos selecionados: 16/11/2023
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )
    • ABCPÚBLICA REGIONAL SÃO PAULO
  • Anexos: