ILP e Projeto Métricas FAPESP promovem CICLO "Diálogos com a sociedade"

19/02/2021 12:59 | ILP + FAPESP | Any Ortega

O Instituto do Legislativo Paulista e o Projeto Métricas FAPESP convidam para o IV Fórum Métricas, que oferece um espaço de diálogo e colaboração sobre o relacionamento entre universidades e a sociedade. Trata-se de articular parcerias para revisitar as métricas em uso e conceber novos indicadores.

O evento é aberto a todos os interessados no assunto, e será realizado de 23/02/2021 a 24/02/2021, nos horários das 08h30 às 10h00 e das 14h00 às 15h30. Há 200 vagas disponíveis, e as inscrições poderão ser feitas, até 22/02/2021 por meio de formulário disponível em https://forms.gle/rmeHyyCdHYF4zDcc7

Os conteúdos gravados serão publicados posteriormente no canal do projeto e o link posteriormente disponibilizado aos interessados. Para maiores informações, consulte: metricas.edu@usp.br

Programa:

Dia 23 de fevereiro " terça-feira - 08h30 as 10:00

Prioridades das universidades em 2021

A sociedade brasileira enfrenta desafios e rupturas decorrentes da crise sanitária e suas consequências. Escassez de recursos, rupturas tecnológicas, transformação política, fraturas sociais e tensões geopolíticas constituem o contexto do sistema universitário neste início de década. Um período de crescentes incertezas e de elevados riscos acompanhados de oportunidades potenciais na construção de uma nova era.

Quais são os principais riscos a serem enfrentados em 2021 pelas universidades?

Como mitigar esses riscos e elevar a sua resiliência institucional?

Quais são as prioridades da sua Universidade em 2021?

Expositores (as): Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar), Dácio Matheus (UFABC)

Marcelo Knobel (Unicamp) , Maysa Furlan (Unesp), Soraya Smaili (Unifesp)

Dia 23 de fevereiro, terça-feira - 14h00 às 15h30

Responsabilidade na divulgação de resultados de pesquisa

Os meios de comunicação desempenham papel determinante na transmissão do conhecimento científico ao público. Para o desenvolvimento científico e tecnológico, a distinção existente entre a linguagem da ciência e o estilo de comunicação ao público tornou-se ainda mais crítica frente à crise sanitária em curso.

Quais são os principais desafios na interface da ciência com os meios de comunicação ao público?

Quais são os princípios orientadores e os exemplos de boa comunicação de resultados da pesquisa?

Quais são as medidas de apoio aos seus pesquisadores que as universidades devem prover para a divulgação responsável dos resultados de pesquisa?

Expositores(as) : Luiz Nunes (USP), Natalia Pasternak (Instituto Questão de Ciência), Sabine Righetti (Agência Bori e Unicamp)

Dia 24 de fevereiro, quarta-feira - 08h30 às 10h00

Acompanhamento de egressos do ensino superior

A responsabilidade das universidades com seu corpo discente prossegue além da formatura ou da obtenção de um título de pós-graduação. Faz parte dessa relação conhecer a trajetória profissional e como os estudos contribuíram para a sua realização. Esta é a informação que retroalimenta os processos para o aprimoramento do ensino. Este painel analisa uma variedade de abordagens para acompanhar os graduados na sociedade, mapeando o que eles fazem e suas proposições para uma universidade que responda aos anseios da sociedade.

Quais são as melhores abordagens para acompanhar os graduados e pós-graduados no seu projeto de vida?

Quais são os principais indicadores que identificam a qualidade do ensino?

Como a "agregação de valor" pode ser medida?

Como as informações coletadas junto aos egressos podem se tornar úteis para melhorar a qualidade da formação ou para induzir a criação de novos cursos?

Expositores(as): Marisa Beppu (Unicamp), Ana Maria Carneiro, Pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp, Dario Gramorelli - Associação dos Engenheiros Politécnicos (ex-alunos da Poli), Henrique Luiz Monteiro, coordenador do desenvolvimento do portal Alumni Unesp.

Dia 24 de fevereiro, quarta-feira - 14h00 às 15h30

Impacto social das universidades

O aumento da pobreza e das desigualdades ameaçam décadas de desenvolvimento humano resultantes de políticas públicas focadas na saúde, educação e acesso à renda (ODS 1 e ODS 8). Frente às crises, as universidades têm a responsabilidade de contribuir com políticas de inclusão social por meio da geração de emprego e renda, além do combate à miséria. Neste contexto, medir e comunicar o impacto social das universidades se tornou ainda mais essencial com as múltiplas crises em curso.

Quais iniciativas no âmbito das universidades têm maior impacto para promover a inclusão social?

Como os impactos dessas iniciativas podem ser medidas e melhor comunicadas?

Quais são as estruturas e métricas existentes para medir o impacto social dos ODS 1 e 8?

Expositores(a): Claudia Costin (FGV-Rio), Mariano Francisco Laplane, (Unicamp), e Vahan Agopyan (USP)