ILP E IPT PROMOVEM EVENTO SOBRE CONECTIVIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA ESFERA MUNICIPAL

26/04/2022 16:37 | Em mais um encontro do Ciclo ILP + IPT, especialistas discutem sobre conectividade e inclusão social na esfera municipal. | Isabel Urich

Compartilhar:

Na última terça-feira, 19 de abril de 2022, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu mais um evento do Ciclo ILP + IPT de Ciência Aplicada, Tecnologia e Políticas Públicas, desta vez referente ao tema Conectividade e Inclusão Social na Esfera Municipal:

ferramentas e redes sociais. O evento foi aberto pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider, e pelo coordenador do evento, Alessandro Santiago, do IPT.



O primeiro palestrante foi Leandro Avanço, do IPT. Sua apresentação teve como tema a Conectividade e Inclusão Social na Esfera Municipal de uma perspectiva de pesquisa tecnológica aplicada. De início, foi explicado o que são os meios de conexão via cabo e sem fio, e também os protocolos de comunicação sem fio, entre eles o Bluetooth e Wi-Fi. As aplicações dos meios de conexão na esfera municipal são várias, podendo ser, por exemplo, estudos em segurança cibernética e monitoração de poluição urbana, ruído urbano, áreas de risco, inundação e arborização.



A segunda fala foi de Marcos Ferrari, que tratou da evolução tecnológica trazida pelo 5G, que, segundo o palestrante, proporcionará uma verdadeira revolução nos próximos anos, por possuir ultra velocidade, alta largura de banda e baixa latência. Essas três características podem viabilizar milhares de novas aplicações em todos os setores da economia. Ainda, o 5G permitirá a transformação da vida nas cidades, através do conceito de cidade inteligente, formado por investimentos em capital humano e social. Para que essa transformação seja realizada, será necessária a instalação de uma infraestrutura robusta de antenas.



Erik Arnesen foi o terceiro palestrante do evento, e tratou sobre a Jornada de Atendimento ao Cidadão pela Defensoria Pública por meio de vias virtuais. Esse atendimento é realizado por meio de um agendamento com Assistente Virtual, envio de documentos e relatos, possibilitando um LIVECHAT (interação com agente em tempo real). Após o LIVECHAT, o Agente de Atendimento consulta e registra informações e, quando necessário, o usuário é reagendado ou então é iniciada uma nova etapa processual.



A quarta e última palestra foi de Demi Getschko, que começou sua exposição abordando as categorias de conectividade, que pode ser uma conexão móvel ou uma conexão fixa. Quanto às características da Internet, o Internet Protocol (IP) é o que junta todas as redes e forma uma rede ampla, e essa amplitude utiliza a conectividade para formar um espaço neutro, em que é possível ter acesso a todas as esferas de conteúdo. A Internet possibilita um espaço aberto e livre, porém possui problemas de falta de segurança, não possuindo também um centro de controle.



De acordo com verbete publicado no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP por Elia Alves, "bens comuns constituem todo tipo de bem ou recurso ao qual não existe exclusão de acesso e, portanto, dois indivíduos podem usufruir simultaneamente, sem prejuízo na qualidade de serviço do bem". Dessa forma, e em concordância com a quarta palestra do evento, a Internet poderia, essencialmente, ser tida como um bem comum.



Ao final do evento, os palestrantes responderam perguntas enviadas pelos telespectadores diretamente pelo chat do canal do Youtube do ILP.



O evento pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/kYyob61kUnQ

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf