ILP RECEBE A QUARTA AULA DO CURSO "ELEIÇÕES E CAMPANHAS ELEITORAIS EM 2022"

26/04/2022 14:14 | A aula foi referente ao tema "Marketing Eleitoral: principais ferramentas e redes sociais". | Isabel Urich

Compartilhar:

Na última quinta-feira, 31 de março de 2022, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu a quarta aula do curso "ELEIÇÕES E CAMPANHAS ELEITORAIS 2022: LEGISLAÇÃO E ASPECTOS TÉCNICOS", referente ao tema "Marketing Eleitoral: principais

ferramentas e redes sociais". O evento foi aberto pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider, e pelo coordenador do curso, Vinícius Schurgelies.



Conforme verbete publicado no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP por Marcelo Arno Nerling, "o povo, como titular da soberania democrática, cumpre um papel na constitucionalização do país e nas diferenças de fortuna e posição social". Assim, fica evidente que, em um sistema democrático, para que o candidato obtenha êxito em sua campanha política, é necessário fazer com que sua mensagem chegue à população.



A apresentação do palestrante Paulo Ricardo Bomfim teve como assunto o Marketing Político, com o objetivo de mostrar como construir uma mensagem efetiva, difundi-la correta e amplamente, além de fazer com que ela seja capaz de mobilizar seu público-alvo. Bomfim começou sua fala explicando o que é uma mensagem, bem como as "oito regras da mensagem efetiva", estando entre elas a necessidade de que a comunicação seja clara, concisa e convincente.



Em seguida, o palestrante expôs que, para que um grande líder possa inspirar pessoas e equipes, ele deve começar suas falas explicando a causa do problema que se está buscando solucionar, para depois chegar a uma solução. Dessa forma, utilizando a causa e a ação, é possível gerar consistência e lealdade a partir da mensagem.



A mobilização também foi um tema abordado na palestra, sendo as duas principais motivações de mobilização de pessoas a causa e o favor. Um dos meios utilizados para mobilizar o público se dá por meio das redes sociais, sendo possível propagar uma mensagem em redes de relacionamento, redes de entretenimento e redes de posicionamento.



Ao final do evento, foram respondidas perguntas enviadas pelos telespectadores diretamente pelo chat do canal do Youtube do ILP.



O evento pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/iUjx9HqBI1E

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf