COM APOIO DA ALESP E DO ILP, FIPE ABORDA CONTAS PÚBLICAS E PLANO PLURIANUAL EM NOVO EVENTO.

O encontro debateu questões atuais que afetam o dia a dia dos gestores e servidores públicos. 29/06/2021 15:02 | on-line | Georgia Vadalá Nascimento

Compartilhar:

O segundo encontro preparatório para o 4° Congresso Internacional de Contas Públicas (CICP) debateu, nesta sexta-feira (25/6), diversos assuntos atinentes ao Plano Plurianual - PPA. O Congresso, organizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e do Instituto do Legislativo Paulista, será realizado em outubro deste ano, e antes que ele ocorra, especialistas tratarão, em encontros distintos, de pautas relevantes.

Ulisses Sales, coordenador executivo do Congresso, realizou a apresentação do evento, pontuando as funções e realizações deste ao longo dos anos, bem como a definição de Plano Plurianual - PPA, que, sem suas palavras é "uma peça que deve ser entregue pelas prefeituras às câmaras municipais neste ano de 2021 e terá validade a partir de 2022 até o último ano do mandato, que é 2025".

Em seguida, foi a vez de Paula Schneider, analista legislativa do Instituto Legislativo Paulista (ILP), introduzir as considerações inicias sobre curso, destacando que o Congresso tem como objetivo estudar e debater o aprimoramento do setor público brasileiro, assim como difundir as boas práticas nacionais e internacionais acerca da gestão e governança das contas públicas.

O primeiro convidado a lecionar foi Valmir Leôncio da Silva, advogado e mestre em Administração que, em sua fala, relacionou a escolha dos agentes políticos à sua atuação frente à organização e planejamento orçamentário.

Ao iniciar sua participação no curso, o professor e mestre em economia Odilon Guedes afirmou que o tema tratado é "decisivo para a cidadania no Brasil". Posteriormente, entre outros aspectos, também demonstrou como o Plano Plurianual é a essência da administração pública.

Por fim, o último convidado a se manifestar foi o também professor e mestre em administração Marcos Vinício Bilancieri, que apontou que os anseios populares devem ser ouvidos de modo que estejam presentes no plano de governo, mas não somente, devem constar também no PPA.

O período final do curso foi destinado para debate e resposta às questões recebidas.

O endereço para acessar o evento na integra, no Youtube, é: https://www.youtube.com/watch?v=Ig5ofNoYLxc.