EM SEXTA AULA DO CURSO SOBRE ELEIÇÕES, ILP TRAZ A DEBATE O TEMA PRESTAÇÕES DE CONTAS

01/06/2022 19:39 | O evento foi ministrado pelo mestre em Direito Político e Econômico Michel Bertoni | Georgia Vadalá

Segundo Margareth Grilo, em seu verbete sobre "Representação Política" presente no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, "na prática, a representação política concretiza-se via eleição e se expressa por meio do mandato político-representativo. A eleição é o processo - ou conjunto de procedimentos formais - destinado a disciplinar a escolha de candidatos a cargos políticos, mediante o qual é exercido o direito de sufrágio, ou seja, votar e ser votado."

Diante da importância e magnitude dos eventos eleitorais, o Instituto Legislativo Paulista preparou um curso com 15 aulas voltadas para elucidar muitos pontos importantes acerca do tema. O objetivo do evento baseia-se na relevância em preparar os agentes envolvidos, em especial quando temos em mente a ocorrência recente da reforma eleitoral.

Apresentado pela analista legislativa Paula Schneider e coordenado por Amilton Augusto e Vinícius Schurgelies, o sexto encontro contou com Michel Bertoni, que, como já mencionado, é mestre em Direito Político e Econômico e lecionou a respeito dos aspectos práticos das contas públicas.

Citando Max Weber, Bertoni afirmou que "as finanças dos partidos talvez sejam o capítulo mais absurdo de sua história e que melhor deve ser estudado". Em seguida, iniciou uma explicação que disse respeito à prestação de contas: quando ocorrem, como devem ser feitas e quais as formas caracterizadas como irregulares.

Posteriormente, também se frisaram as questões técnicas de arrecadação de campanha por parte dos partidos, demonstrando-se passo a passo, de forma cronológica, de como esse fundo será operado.

O último bloco foi destinado à participação e interação com o público, que pode enviar dúvidas e sugestões.

O evento pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=-25gVEW1jgg&t=3s

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf