INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA PROMOVE PALESTRA SOBRE O CONFLITO UCRÂNIA- RÚSSIA.

21/06/2022 16:46 | O evento, que ocorreu na segunda-feira, 6 de maio de 2022, abordou aspectos relevantes do conflito sob a ótica do Direito Internacional. | Nicole Caroline Dominguez

Os palestrantes Thiago dos Santos, professor de direito graduado pelo Mackenzie, e a mestre em Ciências Aeroespaciais Érika Furtado, debateram como o Direito Internacional afeta o maior conflito do território Europeu no século XXI, e discutiram como o Brasil pode atuar dentro dos limites das Cartas das Nações Unidas, na Assembleia Geral.

A introdução foi feita pela professora Érika Furtado, com tópicos relevantes sobre a Conferência de Yalta, a Guerra Fria e o Direito Internacional Humanitário. Além disso, as Convenções de Genebra também foram citadas, trazendo a contextualização histórica por trás do conflito entre os dois países.

Ademais, durante o encontro, conceitos sobre o conflito foram mencionados, como a Carta das Nações Unidas e as sanções no Direito Internacional, essas que foram votadas pelo Conselho de Segurança da ONU, obtendo uma eficácia parcial ou reduzida causada pela posição de cautela de alguns países, como o Brasil, o que afetou diretamente os Direitos Humanos.

Por fim, como tudo que acontece no passado gera consequências no presente, podemos usar como exemplo para esta análise o seguinte trecho do Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, no verbete "Terrorismo", escrito por Lucas Dias: "A complicada geopolítica do século XX, com as áreas de influência das superpotências da Guerra Fria, gera impactos significativos nos eventos do século XXI". O que de fato é comprovado pelo atual contexto entre a Ucrânia e a Rússia, trazido de forma clara pelos palestrantes.

Para conferir o evento na íntegra, acesse o endereço: https://youtu.be/kYKFyz8ztqA

Endereço para o Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf.