O CURSO "ELEIÇÕES E CAMPANHAS ELEITORAIS 2022" ABRE ESPAÇO PARA O TEMA LGPD

21/06/2022 17:21 | O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) recebeu a advogada Adriana Esper para tratar do tema "LGPD nas campanhas eleitorais". | Nicole Caroline Dominguez

Compartilhar:

Nesta quinta-feira, 9 de junho, ocorreu a 15ª aula do curso "Eleições e Campanhas Eleitorais 2022", ministrada pela advogada Adriana Esper, que trouxe o tópico "na era do Big Data ser vip é ter seus dados protegidos", dando início ao assunto com uma contextualização sobre privacidade, termo que percorreu toda história da humanidade até sua evolução atualmente.

Dando continuidade, foi referido que, no decorrer dos anos, o avanço da tecnologia ganhou força com a chamada Revolução Digital, que popularizou a Internet e proporcionou uma farta circulação de informações nesse meio, ocasionando diversos problemas, como o uso indevido de dados. De acordo com o verbete sobre "Liberdade Civis", publicado por Thiago de Castro no Dicionário de Conceitos Políticos do ILP, "uma onda de grande preocupação em relação aos direitos civis vem crescendo no mundo virtual, haja vista que até pouco tempo a internet era considerada terra de ninguém". Daí surge a necessidade de se criar a LGPD, para que assim haja proteção de dados na chamada "terra virtual".

Ademais, de acordo com a palestrante, na atualidade passamos a ter uma vida virtual e uma "vida líquida" mais longa, e precisamos discutir mais sobre esse assunto, fazendo a divulgação da cultura e da importância dos dados pessoais, trazendo ainda mais atenção e relevância à Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, mostrando como ela é colocada em prática e seu benefício para a sociedade de maneira geral, visto que tem como objetivo proteger os direitos fundamentais, bem como o livre desenvolvimento da personalidade.

Por fim, em razão do avanço tecnológico e sua utilização em massa, a adequação à LGPD se tornou urgente e uma obrigação básica a ser cumprida, sendo a privacidade, em vários sentidos, a manifestação mais tangível de confiança. Nesse contexto, a maneira como os partidos e políticos lidam com essa temática diz muito sobre o compromisso deles com os cidadãos no cuidado dos interesses públicos e individuais, e por isso conhecer as normas de proteção de dados é de grande valor.



O evento pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/LxVJ8QP2AmA

O Dicionário de Conceitos Políticos do ILP pode ser acessado no endereço: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf