Suspensão de cobrança de tributos estaduais às microempresas e empresas de pequeno porte

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
01/03/2021 11:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Dirceu Dalben (PL) apresentou mais um projeto de Lei voltado à criação de mecanismos que auxiliem a população paulista durante a pandemia do coronavírus. Dessa vez, a proposta do parlamentar defende que o Governo do Estado de São Paulo suspenda a cobrança de tributos estaduais das microempresas e empresas de pequeno porte por até seis meses.

"A pandemia da Covid-19 causou grandes impactos sociais, de modo a interferir mais drasticamente nos pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Esses estabelecimentos são responsáveis pela contratação de grande número de mão de obra e as fases de restrições, decorrentes da pandemia, colocaram restrições em grandes proporções e muitos deles precisam de um auxílio governamental para recomporem as despesas e voltar ao funcionamento normal", explicou o deputado Dirceu Dalben.

Conforme a proposta do parlamentar, durante o período do benefício, as microempresas e empresas de pequeno porte, também, estariam livres de sofrer cobrança judicial ou extrajudicial da obrigação tributária ou de sofrerem protestos de títulos decorrentes da suspensão do pagamento dos tributos.

"A suspensão temporária da exigência do recolhimento de tributo vai permitir uma readequação das despesas, propiciando melhores condições para o retorno às atividades regulares", defendeu o parlamentar.


alesp