"Não vamos estimular o confronto policial", diz secretário estadual de Segurança Pública na Alesp

Guilherme Derrite apresentou aos parlamentares os dados sobre os primeiros dias de trabalho; prestação de contas foi perante a comissão permanente ligada ao tema
01/03/2023 19:54 | Segurança | Juliano Galisi, com supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Secretário prestou esclarecimentos à comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295899.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário prestou esclarecimentos à comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário prestou esclarecimentos à comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário prestou esclarecimentos à comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário prestou esclarecimentos à comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu, na tarde desta quarta-feira (1º), o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Em reunião ordinária destinada à prestação de contas do responsável pela pasta, o agente público fez um balanço dos primeiros meses de governo.

Além de apresentar estratégias adotadas pela Secretaria, em parceria com outras pastas e órgãos, o secretário respondeu aos questionamentos feitos por parlamentares e explicou a linha de trabalho seguida, que não envolve o incentivo à violência nas operações policiais. "Não vamos estimular o confronto", enfatizou. O procedimento de apresentação dos resultados das secretarias perante as comissões da Alesp está previsto na Constituição Estadual.

Índices de criminalidade

Derrite iniciou a prestação de contas expondo os principais indicadores de criminalidade de 2023, destacando que, no mês de janeiro, houve redução nos números de casos, em relação ao mesmo período de 2020 (o último sem as medidas restritivas de combate à pandemia). As maiores reduções foram registradas nos roubos (20.877 ocorrências, 13% menos que em janeiro de 2020) e roubos de veículos (3.179 queixas, índice 13,2% menor). Também houve queda nos assassinatos e estupros.

Para o secretário, a ação dos efetivos policiais explica o quadro: "Entendemos que a produtividade operacional foi o principal fator para esse resultado positivo no mês de janeiro. Tivemos um aumento de mais de 15% na quantidade de drogas apreendidas, mais de 800 armas retiradas das mãos de criminosos e 3.526 veículos recuperados". Em relação à valorização dos policiais, ele informou que foi apresentado ao governador uma proposta de melhoria dos salários, que deve priorizar, percentualmente, os profissionais da base, para tornar a carreira mais atrativa e incentivar a permanência.

Metas dos 100 dias

Em seguida, o secretário discorreu sobre os programas especiais da Secretaria e as metas atingidas nos primeiros 100 dias da gestão. Derrite explicou o plano para conter as ocorrências de perturbação ao sossego, que correspondem a 17% das queixas registradas no Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Copom).

"Temos um estudo que comprova a queda nos índices de perturbação do sossego a partir do momento em que o policial é munido com o poder de fiscalização. Essa atribuição, inicialmente, é do município. Vamos incorporar isso aos convênios de segurança pública e já temos negociações avançadas com 141 deles", afirmou.

Muralha Paulista

O secretário detalhou o avanço do "Muralha Paulista", programa do governo estadual que unifica as centrais de inteligência e bases de dados das polícias de diferentes localidades. "A finalidade é integrar as iniciativas municipais ligadas ao uso de tecnologia no combate ao crime e acoplá-las ao Córtex, o sistema de vigilância do governo federal. De acordo com o secretário, os dados devem ser usados em ações como a repressão à violência contra a mulher.

Carnaval

Derrite destacou a força-tarefa especial empreendida pela secretaria em razão do pré-carnaval. Entre os dias 2 e 11 de fevereiro, 1.089 indivíduos procurados pela Justiça por crimes contra o patrimônio foram capturados. Segundo ele, a operação de Carnaval "teve uma produtividade sem precedentes na história da segurança pública do estado" e foi essencial na redução de 36% nos roubos de aparelho celular em comparação ao carnaval de 2020 - 3.486 contra 5.471.

"Nossa estratégia foi pautada pela atuação com policiais infiltrados, postos de observação elevados e, pela primeira vez, utilizamos drones para sobrevoar os blocos. O agente público disse que, apesar disso, considera o número ainda alto. "Vamos trabalhar para reduzir esse índice ainda mais no próximo carnaval", completou.

Transparência

Derrite, em seguida, apresentou o Sistema de Informações e Prevenção dos Crimes contra a Vida (Sipcvida), iniciativa de transparência da Secretaria que compila publicamente os dados criminais. Qualquer cidadão pode ter acesso aos dados, pela internet. "O cidadão médio quer saber o que está acontecendo perto da rua da casa dele. Fizemos o sistema primeiro com os crimes contra a vida, pois entendemos que são os mais graves, mas há planos para estender o projeto a todos os tipos de crimes", afirma Guilherme.

Operação no Litoral Norte

Por fim, Derrite reportou o efetivo da secretaria deslocado para atuação humanitária no Litoral Norte de São Paulo e sugeriu que a Comissão realizasse uma sessão solene em homenagem aos policiais civis e bombeiros que vêm atuando na região. "Graças ao efetivo da PMESP, 1.523 pessoas puderam ser assistidas e 28 vítimas foram resgatadas", ressalta.

Perguntas

Derrite também respondeu, na ocasião, perguntas feitas por parlamentares presentes. O tema da Cracolândia foi suscitado por Altair Moraes (Republicanos) e Caio França (PSB), que questionaram o secretário a respeito das operações deflagradas na região. "Vale ressaltar que Cracolândia não é um tema exclusivo de segurança pública. Do que compete a nós, vamos atuar em duas frentes: inteligência na Polícia Civil, para que a droga não chegue nos pontos de distribuição, e atuação da Polícia Militar no entorno, onde temos a incidência dos crimes cometidos por usuários".

Questionado pelo deputado Conte Lopes (PL) a respeito do combate ao crime organizado, Derrite afirmou que vai trabalhar pela "asfixia financeira" dos grupos criminosos com "uso de tecnologia e inteligência". "Combate ao crime organizado é um dos pilares da nossa gestão", destacou. De acordo com ele, ao contrário do que algumas pessoas dizem, sua gestão não vai estimular o confronto. "Eu, como policial, sei como é difícil para quem entra em conflito", disse.

O secretário

Guilherme "Capitão" Derrite é secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo desde janeiro de 2023 e oficial da reserva da PMESP. Foi comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) entre 2010 e 2013. Licenciado do cargo, é deputado federal eleito por São Paulo desde 2018.


alesp