A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (2), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Maior honraria do Parlamento, o colar foi concedido pelo deputado Barros Munhoz (PSDB).
"Roberto Rodrigues é um dos idealizadores do agronegócio e do cooperativismo. Foi um extraordinário secretário da Agricultura de São Paulo e ministro da Agricultura", disse Barros Munhoz. "É uma homenagem justíssima, temos que homenagear as pessoas que nos trouxeram até aqui", afirmou o parlamentar.
Roberto Rodrigues foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, de 1993 a 1994, e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre os anos de 2003 e 2006. Além disso, por sua expertise no setor agrícola, foi também presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).
"Se pudesse o definir em uma palavra, seria 'pioneirismo'. Roberto Rodrigues deixou e continua deixando um legado. Depois de ministro, continua militando sempre em favor do agronegócio e das boas práticas", disse o deputado Lucas Bove (PL), que também compôs a mesa do evento.
Reconhecimento
Autoridades e representantes dos mais diversos setores ligados à agricultura brasileira prestigiaram a Sessão de entrega do Colar de Honra a Rodrigues.
O deputado federal Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio no Congresso Nacional, destacou a atuação do homenageado para a implementação de tecnologias e para a inovação no setor. "Todos nós trabalhamos pelo fortalecimento dos institutos de pesquisa de São Paulo, e Roberto Rodrigues foi sempre incansável na valorização dos pesquisadores e da inovação", disse o deputado federal.
Colar de Honra
Maior honraria do Parlamento Paulista, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo foi outorgado a Roberto Rodrigues pelo deputado Barros Munhoz.
Em sua fala, o agrônomo destacou a importância do Brasil para o futuro da agricultura. "O mundo precisa que a gente o alimente, que mudemos a matriz energética e que a gente gere emprego e renda. Nós podemos fazer e liderar isso. Temos que ter ações concretas e estratégia para ter protagonismo", afirmou Rodrigues.
Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Confira a galeria do evento