Deputado recomenda que docentes adiem decisão sobre nova carreira do magistério

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
06/06/2022 11:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi (PSOL) usou seu tempo na Tribuna da Alesp em 2/6 para recomendar aos professores efetivos e categoria "F" que esperem para tomar qualquer decisão acerca da nova carreira do magistério. No dia 31/5, foi publicado no Diário Oficial o Decreto 66.794/2022, regulamentando a Lei Complementar 1.374/2022. Assim, falta apenas a publicação de uma resolução da Seduc para que se inicie o prazo durante o qual os professores deverão manifestar sua opção.

Como o prazo será de 24 meses e a opção será irreversível, tanto o deputado quanto as entidades representativas do magistério estão orientando que a melhor estratégia no momento é a de esperar. "Haverá eleição no dia 2 de outubro, e nós lutaremos para que essa legislação seja imediatamente revogada. O mais prudente é que essa adesão não seja feita agora", alertou.

Giannazi deixou claro que, apesar de haver um ganho salarial a curto prazo, os professores que aderirem à "farsa da nova carreira" terão seus salários transformados em subsídios. Isso significa que estarão abrindo mão, em definitivo, de sua evolução por tempo de serviço, dos quinquênios, das licenças-prêmio e da sexta-parte. Além disso, eles ficarão permanentemente reféns de avaliações personalistas e subjetivas, que serão feitas ninguém sabe exatamente por quem, já que essa parte da lei ainda não foi regulamentada.

"Este é um momento em que os professores devem ter calma. Como todos os servidores públicos, eles estão sendo atacados de todos os lados. Nesta gestão João Doria/Rodrigo Garcia, eles perderam as faltas abonadas, tiveram prejuízo nos precatórios e aumento na contribuição previdenciária, tanto os ativos quanto os aposentados e pensionistas. Também foi cortado o reajuste do adicional de insalubridade e houve aumento na contribuição para o Iamspe. É um confisco total, de salários, de direitos e de benefícios", enumerou o parlamentar.

alesp