Atendimento de saúde na rede pública estadual cresce 6,4% no primeiro quadrimestre, diz secretário à Alesp

Parlamentares da Comissão de Saúde ouviram representante do governo paulista nesta terça-feira
07/06/2022 19:57 | Saúde | Fernando Bocardo - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patrícia Bezerra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os atendimentos na rede pública estadual de saúde cresceram 6,4% no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o secretário-executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, que prestou contas aos parlamentares nesta terça-feira (7) durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

De janeiro a abril, foram 411.694 atendimentos -cirurgias, consultas e exames. No mesmo período de 2021, foram 386.929. A rede estadual de saúde representa 46% da produção hospitalar do Estado via SUS (Sistema Único de Saúde). O restante é feito pelos municípios. De acordo com Ribeiro, o crescimento acontece após a pandemia da Covid-19 ficar sob controle, graças às vacinas.

O secretário-executivo também falou sobre o aumento do número de leitos de UTI no Estado. Antes da pandemia, eram 3.674. No último quadrimestre, foram acrescidos 1.341 leitos, totalizando 5.015 unidades em todo o Estado, o que põe São Paulo numa condição de liderança e vantagem. Na pediatria, foram criados 84 novos leitos no período, totalizando 828.

Ribeiro lamentou o aumento recente de infecções e internações por Covid-19. No entanto, segundo ele, os indicadores não refletem no número de óbitos e, quando comparados com os picos da pandemia registrados ano passado, observa-se uma diminuição de 80%. "A situação epidemiológica está sob total controle e constante observação por parte do governo do Estado", disse.

Ribeiro ainda contabilizou os repasses destinados para o combate à pandemia. Foram quase R$ 139 milhões, sendo 39% de recursos do Estado e o restante do governo federal.

Outras doenças

Segundo o secretário-executivo da Saúde, os indicadores de casos e internações de doenças como chikungunya e zika caíram consideravelmente, bem como o sarampo. Eduardo Ribeiro ainda explicou o plano de enfrentamento contra a dengue, que prioriza regiões com indicadores epidemiológicos elevados e contempla 291 municípios.

"A Secretaria de Estado da Saúde, através de parcerias, vem destinando recursos para as regiões mais afetadas pela dengue e esperamos diminuir o número de casos em breve", disse.

Ribeiro também lamentou o baixo número de imunização contra a Influenza (gripe) e reforçou a necessidade de incentivar a vacinação, que teve prazo prorrogado para o dia 24 de julho.

A reunião foi presidida pela deputada Patrícia Bezerra e teve a presença dos deputados Caio França (PSB), Coronel Nishikawa (PL), Edmir Chedid (União), Edson Giriboni (União), Janaina Paschoal (PRTB), José Américo (PT) e Murilo Felix (Podemos).


alesp