Alesp sedia discussão sobre função do Poder Judiciário


10/12/2018 17:31 | ILP | Isabella Tuma Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Georghio Tomelin e Silvio Luis da Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O princípio da separação dos três Poderes na Constituição de 1988 e atuação do Poder Judiciário na defesa dos direitos fundamentais foram abordados em palestra realizada pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP).

O professor universitário e juiz da 10ª Vara Criminal Federal Silvio Ferreira falou sobre o chamado ativismo judicial, uma grande crítica ao Judiciário, que estaria invadindo a competência dos poderes Legislativo e Executivo nas tomadas de decisões. "Muitas vezes o papel do Judiciário é não confirmar decisões que são tomadas pelo Legislativo ou pelo Executivo, porque elas violam diretamente os direitos fundamentais", ressaltou.

Para Silvio Serrando, advogado e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), a reflexão promovida pelo ILP é de grande importância, uma vez que "busca um aperfeiçoamento do Estado brasileiro para que ele melhor sirva a sociedade, sabendo as funções exatas de cada um dos Poderes, e aquilo o que eles podem e não devem fazer".

O evento 30 Anos de Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o Princípio da Separação dos Poderes ocorreu na sexta-feira (7/12), na sala de aulas do ILP.


alesp