Alesp aprova a concessão do Zoológico, Zoo Safari e do Jardim Botânico


11/06/2019 19:10 | Plenário | Luiz Rheda - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235695.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235698.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um Projeto de Lei aprovado pelos deputados durante votação no plenário Juscelino Kubitschek desta terça-feira (11/6) autoriza a concessão do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, localizado na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com a proposta, será permitida a exploração do Zoológico e Zoo Safári, do Jardim Botânico e de atividades de educação ambiental, recreação, lazer, cultura e ecoturismo no local.

O deputado Carlão Pignatari (PSDB), líder do Governo na Alesp, é favorável ao projeto. "É um prazer trazer mais um projeto moderno, onde você vai desonerar o contribuinte. O governo não tem que cuidar de parques, tem que cuidar de saúde e educação".

Como contrapartida, a empresa vencedora da licitação, que terá prazo máximo de vigência de 35 anos, deverá investir na conservação, manutenção e modernização dos equipamentos, prédios, áreas de exposição de flora e demais áreas do Parque.

O deputado Paulo Fiorilo (PT) se posicionou contrário ao projeto. "O grande problema é que é mais um cheque em branco do governo para o legislativo. Entrega o patrimônio do Estado para a iniciativa privada sem definir exatamente o que o governo quer".

Segundo o deputado Heni Ozi Cukier (NOVO), líder da Bancada, "O Estado precisa de prioridades, manter o Zoológico não pode ser uma delas. Vamos avançar ainda mais com o processo de privatizações, enxugando o orçamento e destinando mais recursos para as áreas que realmente importam: segurança, saúde e educação"

Para o Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Rodrigues Penido, a proposta enviada à Alesp pelo governador "tem como objetivo promover o turismo bem planejado e a parceria da iniciativa privada poderá aumentar a qualidade dos serviços prestados à população".

O Projeto de Lei 183/2019 depende agora de sanção do governador para entrar em vigor. A concessão prevê a exploração comercial de atividades de lazer, cultura e educação ambiental nos três parques.


alesp