Poluição afeta rio Tietê e e causa morte de peixes em Sabino


11/12/2018 16:10 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Peixes mortos no rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma camada extensa de algas formou-se devido à quantidade de sujeira acumulada no rio Tietê, na terça-feira (4/12), no município de Sabino, o que diminuiu o nível de oxigênio na água e ocasionou a morte de peixes e causou danos ao meio ambiente. 

Membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesp, o deputado Sebastião Santos lamentou o episódio e prometeu mobilizar as autoridades federais e estaduais por melhorias nas condições do rio. "Visitaremos o Tietê no trecho onde ocorreu essa tragédia ambiental e buscaremos soluções junto aos órgãos competentes para obter ajuda imediata e discutir melhorias urgentes", esclareceu.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sabino, Marcelo Moreira, a aparência verde nas águas vem correndo desde o dia 30/11, acompanhada de forte odor. Suspeita-se que a contaminação decorra de resíduos de fósforo e nitrogênio provenientes de detritos das plantações de cana, além da contaminação da água próximo a abatedouros e confinamentos e da evasão de água do esgoto.   

"Para nós, é um fato que entristece o município, e o prefeito Dinho está tomando as devidas providências. Com o apoio da engenharia ambiental e da Secretaria de Turismo da cidade, mobilizaremos o governo do estado e as cidades da região para frear esse impacto ambiental no rio Tiête", disse Moreira.


alesp