Comissão aguarda nomes para Prêmio Inezita Barroso


12/11/2019 15:22 | Educação e Cultura | Fabio Donato - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Roberto Engler e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Garcia, Professor Kenny, Gil Diniz e Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi, Leci Brandão, Bruno Ganem e Daniel José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Prêmio Inezita Barroso teve origem em um projeto de resolução de autoria do ex-deputado Marcos Martins, em 2016, com o objetivo de valorizar a cultura caipira de raiz e qualquer forma de arte genuinamente popular que a complemente. A premiação tem entrega prevista anualmente em cerimônia realizada no dia 4 de março, em memória do aniversário de nascimento da cantora.

Na reunião da Comissão de Educação e Cultura desta terça-feira (12/11), a deputada Professora Bebel fez um apelo aos colegas para sugerirem nomes que serão avaliados para receber o prêmio. Todos vão poder indicar candidatos à premiação através do e-mail cec@al.sp.gov.br.

"Nós temos urgência, porque no dia 22/11 serão encerradas as inscrições para o Prêmio. É muito importante procurar os deputados e fazer a indicação dos nomes. Quem conhece música sertaneja, o Estado de São Paulo está cheio de representantes. Queremos fazer deste um prêmio de expressão para o segmento", disse Bebel.

A renião aprovou também um projeto que visa tornar o Dia das Mães e o Dia dos Pais datas oficiais no âmbito do Estado. Ambas as comemorações já são tradicionais: no segundo domingo do mês de maio é comemorado o Dia das Mães e em agosto, também no segundo domingo do mês, é festejado o Dia dos Pais.

Trata-se do Projeto de Lei 544/2019, de autoria do deputado Gil Diniz (PSL), que estava na reunião para tentar convencer os colegas a derrubar o voto contrário do relator, Daniel José (NOVO). "Há um decreto federal e uma lei municipal em São Paulo. Só estamos reconhecendo a importância dessas datas no calendário do Estado. Esperamos que agora seja aprovado em Plenário", disse Gil Diniz.

A Professora Bebel (PT) avaliou a reunião. "Tivemos projetos sem muita polêmica. O projeto do Gil apenas formaliza a data no calendário oficial. E quem tiver dois pais ou duas mães, sem problemas. Que comemore com eles", comentou.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados: Bruno Ganem, Carlos Giannazi, Douglas Garcia, Gilmaci Santos, Leci Brandão, Mauro Bragato, Professor Kenny, Roberto Engler e Valeria Bolsonaro.

alesp