Projeto declara São José dos Campos "Capital do Avião"


12/11/2019 09:52 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 495/2019, de autoria da deputada Leticia Aguiar, que declara a cidade de São José dos Campos "Capital Estadual da Indústria Aeroespacial " Capital do Avião", recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALESP.

A deputada comemorou a aprovação e ressaltou a importância do projeto para a cidade de São José dos Campos e região.

"Pelo histórico da cidade, receber o título já seria um importante reconhecimento, mas esse projeto também tem o objetivo de chamar a atenção do Estado Brasileiro para a necessidade de incentivo e capacitação da indústria aeroespacial brasileira para a competição global, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico e impulsionar o setor no município, que é responsável pela geração de emprego e renda para toda a região ", explicou a parlamentar.

A vocação para o desenvolvimento aeronáutico foi prevista por Santos Dumont, em um dos vários livros escritos por ele. Em 1950, foi instalado o atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1961 o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e em 1969, foi a criada a Embraer, hoje a terceira maior indústria mundial em fabricação de aviões.

Antes de ser apreciada pelo Plenário, a propositura ainda será analisada pela Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais.

alesp