Exposição traz reflexão sobre direitos humanos e imigração


12/12/2018 17:54 | Arte | Larissa Seretti - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228769.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228770.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Exposição #SomosTodos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228771.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fazendo arte para as pessoas pensarem, a artista plástica M.A.R.A. chegou à Alesp com a exposição #SomosTodos. Uma instalação com objetos, colagens de jornais, esculturas e faixas, com um objetivo principal: passar uma mensagem sobre o êxodo mundial.

A amostra é um conjunto de informações, notícias e fotos que a artista coletou a respeito do tema, além de desenhos. Ela explica por que decidiu aprofundar-se no tema. "Sempre tive preocupação com os direitos humanos. Quero mostrar que no Brasil somos todos imigrantes."

Além disso, M.A.R.A. homenageia o frade franciscano e cardeal brasileiro dom Paulo Evaristo Arns, trazendo elementos que lembram a trajetória do religioso, que era conhecido como "cardeal da liberdade". "Admiro muito o dom Paulo, faz muita falta no Brasil. Foi um líder em defesa dos direitos humanos", declarou a artista.

Sobre o destino da exposição, a artista disse que pretende doá-la para alguma instituição que ofereça o acesso à cultura para jovens do interior e da periferia. "Dar para alguém que possa tocar, pensar, abrir um pouco a visão."

Uma das peças expostas são dois manequins, que representam a vereadora Marielle Franco, assassinada em março deste ano, e o ajudante de pedreiro Amarildo, desaparecido em julho de 2013. "Simbolizam todos os ausentes, que estão muito presentes na consciência de quem pensa."

A artista plástica Maria Antonieta Rudge do Amaral, mais conhecida como M.A.R.A., iniciou a carreira nos anos 70, realizando exposições coletivas e individuais. Além disso, dedicou-se ao trabalho voluntário com moradores de rua, junto a dom Paulo. "Tenho mania de justiça, desde sempre trabalhei com isso", explicou.

Exposição #SomosTodos

Artista: M.A.R.A.

Período: até o dia 21/12 

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h 

Local: Espaço V Centenário - Alesp 

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera 

Entrada gratuita 

Informações: (11) 3886-6610


alesp