Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos comemora 21ª edição


12/12/2018 11:09 | Homenagem | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Gerson Borges (ao violão) executa o Hino Nacional na abertura da cerimônia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clélia Gomes, Carlos Bezerra Jr. e João Paulo Rillo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniela Pinheiro e Beth Sahão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Marcos Martins, Clélia Gomes, Beth Sahão, Carlos Bezerra Jr., Márcia Lia, João Paulo Rillo e 	Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de ho­menagear representantes e instituições que atuam em prol dos direitos da população, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene que marcou a 21ª edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Conduzido pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), o evento celebrou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, redigida pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). A cerimônia foi realizada na segunda-feira (10/12), no plenário Juscelino Kubitschek.

"Estamos aqui destacando a luta pelos direitos humanos na cidade de São Paulo e reconhecendo a ação, o trabalho e a dedicação desses que lutam permanentemente em defesa da dignidade humana e da vida", explicou Carlos Bezerra Jr. O deputado é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDD) da Alesp.

O ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Sérgio Pinheiro foi homenageado por indicação de Bezerra e da deputada Beth Sahão (PT). Representando o pai, Daniela Pinheiro agradeceu, expressando a emoção que sentiu por participar de uma premiação tão importante. "É uma honra ter nascido no berço dos direitos humanos e poder entender que a democracia é uma construção, compreendendo que a vida é construída a partir de amor, liberdade e respeito." A representante ainda declarou que seu pai sempre se dedicou para que essa luta fosse compreendida por toda a população.

"O professor Sérgio é uma pessoa que merece esse prêmio, e é um orgulho oferecê-lo para quem luta há décadas contra qualquer tipo de exploração da pessoa humana e as opressões que a ditadura estabelece sobre comunidades tão fragilizadas", elogiou Beth Sahão - vice-presidente da CDD.

Homenageado pelo deputado Alencar Santana (PT), Benedito Roberto Barbosa, dirigente da União dos Movimentos de Moradia do Estado de São Paulo, disse que se sentiu muito honrado em receber a indicação. "Para nós, é a continuidade da luta pelos direitos humanos. Sinto-me muito grato por estar recebendo este prêmio. É uma grande responsabilidade neste momento, em que ocorrem violações [de direitos] no Brasil", disse.

Também foram homena­geados Anderson Lopes Miranda, indicado por Ana do Carmo (PT); João Pedro Agustini Stedile, por Márcia Lia (PT); Julio Cesar Neves, por João Paulo Rillo (PSOL); ONG Amigo de Você, representada pelo presidente Sérgio Ricardo Basso, por Clélia Gomes (AVANTE); Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, representado pelo secretário geral Gilberto Almazan, por Marcos Martins (PT); Jorge Camargo; Patrícia Rieper Leandrini Villela Marino; Roberto Kikawa (in memorian) e Sérgio Vaz.

Santo Dias

Nascido em 22 de fevereiro de 1942, em Terra Roxa, São Paulo, Santo Dias da Silva foi lavrador até 1961 - quando foi expulso com a família da fazenda onde morava, que passou a exigir registro profissional conforme a lei.

Na capital paulista, traba­lhando em fábricas como operário metalúrgico, tornou-se líder conhecido entre a população. Em 1978, foi um dos membros da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, compondo também o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA). Líder operário muito conhecido no meio do movimento sindical e nas bases da Igreja Católica, Santo Dias era casado e pai de dois filhos.

Morto por policiais em 30 de outubro de 1979, durante um piquete por melhores condições de trabalho, tornou-se símbolo da luta operária. Seu nome foi eternizado em ruas, parques, pontos e no Centro Santo Dias de Defesa dos Direitos Humanos.

Velado na Igreja da Consolação, no centro da cidade, seu corpo foi levado para a Catedral da Sé, em cortejo seguido por 10 mil pessoas, antes de ser enterrado no cemitério do Campo Grande, na zona sul de São Paulo. Mesmo com o governo militar proibindo homenagens a ele, o cortejo de Santo Dias foi uma das maiores manifestações populares contra a ditadura militar. Segundo o site Memórias da Ditadura, o local de sua morte ainda é visitado anualmente, no dia em que foi morto, por militantes e sindicalistas.


alesp