Evento na Alesp celebra 100 anos de história do Colégio São José, de Santos

Homenagem foi promovida pela deputada Maria Lúcia Amary, ex-aluna da escola
13/05/2024 16:02 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Colégio São José foi homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Colégio São José foi homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Colégio São José foi homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escritora Ana Carolina Ramos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Colégio São José, da cidade de Santos, no Litoral paulista, está comemorando 100 anos de história em 2024. Dentre as celebrações desse marco, a instituição recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, promovida pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), ex-aluna da escola.

"É uma alegria muito grande. Tenho muito orgulho de ser uma ex-aluna. Eu, como deputada estadual, acredito que nada mais justo do que homenagear este colégio que me formou como cidadã. Minha eterna gratidão", destacou a parlamentar, em evento realizado na sexta-feira (10).

Legado centenário

Para a diretora do colégio, Maria Cleonice Cefaly Machado, chegar a 100 anos de existência é fruto da credibilidade e da confiança de todos que, ao longo desse período, estiveram presentes na instituição, seja como docentes, funcionários e alunos. "Temos hoje até a quarta geração de famílias que estudam na nossa escola. É sinal do trabalho que a gente faz", comentou. "Cremos que a missão nesse centenário foi cumprida", acrescentou.

O Colégio São José é mantido pela Associação de Instrução Popular e Beneficência (Sipeb). Segundo Adriana Romão, diretora-presidente da entidade, a homenagem na Alesp é significativa porque "reconhece o legado de um século de existência".

Uma história que representa a presença da escola na vida da comunidade santista é a da escritora Ana Carolina Ramos, que completou 100 anos de vida em 2024. "Eu estudei no colégio, minhas filhas, minhas netas e espero que as bisnetas e bisnetos também", brincou.

História

A história do Colégio São José começou quando Madre Maria Teodora Voiron, superiora provincial da época, percebeu que em Santos havia uma carência de escolas para meninas. As primeiras aulas ocorreram no dia 1º de fevereiro de 1924.

Desde então, a instituição foi ampliando os seus cursos e o número de estudantes. Um marco nesta história ocorreu em 1992, quando o colégio passou a receber matrículas de estudantes meninos também - que hoje já são cerca de 50% dos alunos.

Mais imagens do evento:Ato Solene em comemoração aos 100 anos do Colégio São José de Santos/SP - (10/05/2024)

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp