Confira o bate-papo com o deputado Daniel José


13/09/2019 20:00 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg239726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Daniel José.

Os últimos meses

A Alesp tem um ritmo muito burocrático e o início foi difícil, isso eu falo abertamente. Alguns exemplos: para um funcionário marcar presença ele tem que fazer uma tabelinha com uma régua e uma caneta e para cada pedido são necessárias três vias de autorização. É uma lógica completamente diferente do setor privado em que a gente cria um ambiente que seja produtivo. Ao mesmo tempo, houve uma descoberta muito positiva e eu entendi que quando você tem motivação, se esforça, trabalha bastante e corre atrás, você consegue fazer as coisas, abre espaço, lidera debates e consegue implementar bons projetos. Eu estou bem otimista, porque apesar de ser um ambiente lento, eu entendo que se você trabalhar bastante e entender com profundidade alguns temas que você quer focar, você consegue entregar resultado. Penso muito em quais serão as minhas principais entregas nos próximos três anos e meio para fazer valer os votos que eu recebi, é uma grande responsabilidade.

Projetos, legado e futuro

O primeiro projeto de lei que eu estou discutindo e que tem chances de ser aprovado é o ICMS educacional, que é colocar como critério de repasse de ICMS dos municípios, o desempenho dele em educação. Possivelmente, também com taxa de cobertura de creches. Então, quanto mais os prefeitos evoluírem nesses aspectos mais eles vão receber recursos de ICMS, que para eles são recursos valiosos. É uma verba já repassada hoje, mas com critérios que não incentivam o prefeito a melhorar em nada. Nisso eu tenho trabalhado com a equipe técnica da Secretaria de Educação, com o pessoal do Banco Mundial, com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e com o pessoal da USP. Deu para colocar todo mundo na mesma mesa para discutir e por isso eu imagino que ele vai ficar muito bem respaldado. Aqui na Assembleia tem uma regra meio implícita que é a dos deputados aprovarem um projeto e sua autoria por ano. É como a coisa funciona, então você tem que escolher uma "bala de prata". Mas o meu trabalho será muito focado em entregar resultado concreto na educação básica, algo que realmente impacte os indicadores e que faça com que a Educação realmente melhore. Também quero avançar nos debates com as universidades, sinto que são poucas as vozes que estão falando coisas coerentes. Como eu sou conselheiro da USP, estou sempre tentando propor ideias. Como exemplo, eu falo muito de cobrança das mensalidades das universidades para quem pode pagar. Isso eu sei que não vai ser implementado nem amanhã e nem depois, mas até ontem a maior parte da população era contra e hoje já virou. Quem pode pagar tem que pagar a mensalidade, isso ao longo do tempo a gente vai plantando até chegar uma hora em que vai ficar óbvio e quando fica óbvio, acaba sendo implementado.

Inspiração e referências

Na política a minha maior inspiração é o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, um baita líder. Ele pegou um pepino gigante que era um país dividido em plena guerra civil e conseguiu reuni-lo com um discurso de liberdade e de valores que viraram pedras angulares da sociedade americana.

alesp