Exposição retrata o espaço rural


14/08/2018 16:53 | Artes | Larissa Seretti - Fotos: Carol Jacob


Completando 50 anos de carreira, o artista Nerival Rodrigues traz para a Assembleia sua exposição Arte e Cidadania, que expressa a agricultura e o folclore brasileiro, com foco no setor pedagógico. "É importante dar acesso a todos os funcionários e às autoridades para que vejam as preocupações com a questão ambiental e social. Quis preservar a identidade cultural brasileira", diz.

A mostra é composta por 28 quadros de cores vibrantes e retrata elementos da natureza, plantações e festas populares por meio da técnica de arte Naif, que celebra a simplicidade do homem do campo e a harmonia com a natureza. "Nosso folclore foi representado a partir do princípio do Projeto Pau-Brasil, de Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, na Semana de 22", diz Rodrigues.

Nerival nasceu na cidade de Garanhuns, Pernambuco. Trabalhou na lavoura até os 16 anos, e desde os nove já tinha apreço pelo desenho, quando rabiscava na terra com gravetos. Mudou-se para São Paulo em 1960, quando começou a aprimorar seu talento para a pintura, e em 1968 pintou seu primeiro quadro a óleo. Há 36 anos o pintor reside em Mogi das Cruzes, atuando também em muitas ocasiões na capital paulista.

Com mais de seis mil telas conhecidas internacionalmente, já esteve em 18 países, incluindo Holanda, Japão e Costa Rica. "Aprendi um pouco em cada um deles. Ser artista é prezar a questão de viver em pura harmonia com aquilo que você vê e com a natureza."

Exposição: Arte e Cidadania

Curadoria: Maria Aparecida Tavares

Período: até o dia 27/8

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Espaço Heróis de 32 - Alesp

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610