Guaíra recebe título de MIT

18/02/2019 13:37 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

A cidade de Guaíra conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT), com a aprovação do Projeto de Lei 635/2018, pela Alesp, no início do mês de fevereiro. A deputada Márcia Lia é coautora do projeto. A titulação reconhece uma vocação natural da cidade para os turismos ecológico e rural que, no entanto, precisam ser estruturados para serem explorados.

Os recursos recebidos pelo MIT " R$ 650 mil ao ano, conforme determinação da Lei Complementar 1.261/2105 " são repassados às prefeituras para contribuir com a realização de eventos e projetos nas áreas do turismo natural, cultural, de aventura, histórico ou gastronômico e para estruturar o sistema de transporte de forma eficiente, o serviço médico de emergência e a rede de restaurantes e de hospedagem, preparando e organizando a cidade para receber turistas e visitantes.

Guaíra, cidade de 40 mil habitantes, é banhada pelo rio Grande e tem vários lagos e prainhas naturais que a colocaram no Circuito de Pesca do Estado de São Paulo. O Parque Ecológico Maracá guarda uma obra paisagística de Burle Marx e área para a prática de esportes, lazer e atividades culturais, e ainda ostenta uma escultura modernista de Tomie Ohtake.

"Guaíra é uma cidade muito receptiva, agradável e que, a exemplo de outros municípios de mesmo porte no interior de São Paulo, tem condições de explorar o turismo rural e natural", observou a deputada Márcia Lia.