Dia da Comunidade Turca na Alesp exalta parceria comercial entre os países


24/05/2019 19:23 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Sessão solene comemora Dia da Comunidade Turca na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda da Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora Dia da Comunidade Turca na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234657.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora Dia da Comunidade Turca na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Serkan Gedik, cônsul geral da Turquia no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Serkan Gedik, cônsul geral da Turquia no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Plenário Juscelino Kubitschek na Assembleia Legislativa de São Paulo foi palco de sessão solene em homenagem ao Dia da Comunidade Turca, que será celebrado no próximo dia 29 de maio.

A mesa desta sexta-feira, 24/5, foi presidida pela deputada Beth Sahão, que ressaltou a importância das relações comerciais entre Brasil e Turquia e de eventos como este, segundo ela essenciais para reforçar a parceria bilateral.

"Ao longo do governo do presidente Lula essas relações se aprofundaram do ponto de vista comercial, ampliando muito as vendas do Brasil para a Turquia e vice-versa e isso é muito importante. Todo país precisa ampliar suas relações externas. Sessões como esta estabelecem e ampliam esse vínculo. Não podemos deixar de observar que aqui é o estado mais importante do país, cuja economia contribui para o desenvolvimento nacional", analisou a parlamentar.

Para o cônsul-geral da Turquia, Serkan Gedik, a parceria comercial é essencial entre os países. "Turquia e Brasil são grandes parceiros comerciais e apesar da distância geográfica há uma grande identidade entre os dois países. Esse tipo de evento é importante porque aproxima as duas comunidades".

A consulesa Mihreta Gedik agradeceu a Alesp pela homenagem. "Esse evento foi muito lindo. Eventos como esse são muito importantes para a relação Brasil/Turquia. A nossa comunidade aqui é muito pequena, mas todas as pessoas turcas que moram aqui são felizes", finalizou.

O Brasil abriga cerca de mil turcos, sendo que 80% deles estão capital paulista. Além da sessão solene uma exposição comemorativa ao Dia da Comunidade Turca está no Hall Monumental da Assembleia paulista, aberta ao público entre os dias 27 e 30 de maio das 8h às 20h.


alesp