Reciclagem será discutida por frente parlamentar


24/05/2019 19:08 | Reunião | Luiz Rheda Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234651.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar da Reciclagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234649.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Vinicius Carvalho (Dep. Federal)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar da Reciclagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234654.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marco Anderson Nacife (Catador)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Brasil produz mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. De acordo com um estudo realizado em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 13% desse total no país vão para a reciclagem. Se 100% desse material fosse reutilizado, seria possível retornar aproximadamente R$ 5,7 bilhões para a economia.

Com a finalidade de elaborar políticas públicas voltadas ao reaproveitamento de resíduos sólidos no estado, foi realizada nesta sexta-feira (24/5) uma reunião conjunta entre a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Brasil, da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, da Alesp, lançada na ocasião. O encontro, que aconteceu no auditório Paulo Kobayashi, contou com a participação de autoridades, especialistas e representantes ligados ao setor.

Durante o evento, foram levantadas as demandas do setor e debatidas formas de incentivos fiscais, a nível federal, estadual e municipal, bem como o atual cenário da reciclagem no país, sua contribuição para economia e infraestrutura. Além disso, também foi discutida a necessidade de se implementar uma coleta seletiva eficiente que evite o desperdício de recursos.

Para o deputado Gilmaci Santos (PRB), organizador do evento, "é preciso divulgar a necessidade da reciclagem, não apenas porque é um meio de sobrevivência dos catadores, mas porque é importante para o nosso país".

Além dos já citados, também compareceram ao encontro a deputada estadual Mônica da Bancada Ativista, Carlos Gomes (PRB/SP) e Vinicius Carvalho (PRB/SP), ambos deputados federais, Marcos Neves (PV), prefeito de Carapicuíba, e Edson Freitas, presidente da Associação dos Recicladores do Rio de Janeiro.


alesp