Proposta emenda em defesa da Furp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
24/08/2020 15:45 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Edna Macedo (Republicanos) propôs uma emenda ao Projeto de Lei 529/2020 com o intuito de preservar o funcionamento da Fundação para o Remédio Popular (Furp), bem como os empregos de seus funcionários. A emenda prevê a incorporação da fundação ao Instituto Butantan, com a manutenção das suas atividades e a transferência com a integração total do quadro de funcionários.

Em abril deste ano, a deputada já havia enviado ao governador João Dória (PSDB) uma indicação formal para que o mesmo empregasse as competências e capacidades da Furp no combate à Covid-19, dada a sua capacidade para suprir a carência de alguns insumos imprescindíveis à pandemia que enfrentamos, como por exemplo, a produção de álcool em gel ou do medicamento cloroquina.

"A potencialidade de um dos maiores laboratórios farmacêuticos públicos da América Latina está sendo ignorada e até mesmo combatida por este governo, que desde setembro do ano passado informou sua intenção de encerrar a Furp. Sou contrária ao PL 529, e justamente por temer a sua aprovação e arduamente lutar pela saúde pública do nosso estimado estado, propus a emenda." - lamentou Edna Macedo.

Além do encerramento das atividades da Furp, o projeto do Governo do Estado de São Paulo encaminhado à Alesp também prevê o fechamento de dez autarquias e instituições públicas até o início do ano que vem.


alesp