Prevenção à Covid-19 e vacinação de novos profissionais foram temas na tribuna

Avanço dos casos no Estado preocupa parlamentares, que alertam para a necessidade de conter a transmissão do vírus
26/02/2021 16:10 | Plenário | Barbara Moreira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena preside a sessão	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena preside a sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261565.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena preside a sessão	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg261567.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diferentes assuntos relacionados à Covid-19 foram debatidos pelos parlamentares na sessão ordinária desta sexta-feira (26/2), conduzida pelo presidente interino da Alesp, deputado Ricardo Madalena (PL).

Na ocasião, Madalena saudou os familiares presentes e disse estar grato por assumir esse cargo. "É uma honra muito grande ocupar o assento desta Casa de Leis, que é a maior da América Latina, como presidente interino". O parlamentar ainda defendeu formas de prevenção à Covid-19 e ponderou: "Deixo aqui um grande abraço a toda população do nosso Estado, vamos nos precaver e continuar a nossa luta para a população que mais necessita dos nossos trabalhos".

Janaina Paschoal (PSL) deu início às suas considerações na tribuna se dirigindo a Madalena: "Hoje Vossa Excelência não preside apenas a sessão, que já não é pouco, preside a Casa, então meus cumprimentos", felicitou. A parlamentar também pediu para que a população mantenha um comportamento responsável diante da Covid-19 para além de questões partidárias. "Independentemente de as pessoas defenderem abrir ou fechar escolas e o comércio, tudo que se pode fazer em termos de prevenção é necessário que cada um de nós faça para o bem pessoal, dos familiares e da coletividade", afirmou.

Grupos de vacinação

Já o deputado Coronel Telhada (PP) reivindicou a inclusão da classe policial nos grupos prioritários de vacinação. "Esse pessoal não deixou de trabalhar, agora em momento algum se fala em vacinar esses policiais", disse.

Maurici (PT) concordou com o colega e defendeu que os profissionais da limpeza de hospitais e de serviços de saúde também devem ter prioridade para a imunização. "Pessoas humildes, trabalhadoras, que ganham pouco, trabalham muito, se expõem a um grande risco e que são, em geral, esquecidas", ponderou.

O parlamentar também cumprimentou Madalena. "É um dos deputados mais aguerridos, mais comprometidos desta Casa e um dos mais cordatos, uma pessoa muito querida".

Volta às aulas

O retorno às aulas voltou a ser tema durante o Expediente. De acordo com Castello Branco (PSL), "as escolas devem ser reabertas imediatamente, evidentemente tomando todos os cuidados profiláticos previstos pela vigilância sanitária, mas sempre entendendo que o pilar principal de uma nação são os alunos".

Entretanto, Maurici advertiu que a "curva se acelera de uma maneira extremamente preocupante" e ressaltou que "não há como não se indignar com a volta às aulas da maneira como tem sido feita, sem a necessária adequação das escolas".

Soro contra Covid

Já o deputado Ricardo Mellão (NOVO) reforçou as ponderações de Janaina Paschoal sobre a necessidade de maior atenção ao soro contra a Covid-19 produzido pelo Instituto Butantan. Mellão defendeu um olhar mais atento ao antídoto especialmente "enquanto nós não temos o contingente necessário de vacinas para serem aplicadas". Na avaliação do parlamentar, o soro "seria muito importante no tratamento das pessoas que hoje estão indo ao hospital e que infelizmente estão morrendo".

Em concordância, o deputado Gil Diniz (sem partido) declarou que vai se debruçar sobre o assunto. Diniz discorreu ainda sobre o veto do governador ao Projeto de Lei 299/2020 dele, com coautoria do deputado Gilmaci Santos (REPUBLICANOS). A proposição definia a atividade religiosa como essencial durante crises sanitárias ou climáticas. "Não tem nada de inconstitucional e segue a linha do decreto federal", contestou.


alesp