Opinião - Nova prioridade


27/03/2020 14:21 | Atividade Parlamentar | Marcos Damasio*

Compartilhar:


Como deputado estadual procuro defender medidas que trarão desenvolvimento e qualidade de vida à população: uma nova estrada, uma nova unidade de saúde, mais segurança, mais empregos. No entanto, neste momento, essas e outras pautas ficaram em "stand by", todos os esforços estão voltados agora a combater a rápida proliferação da Covid-19 em nosso Estado e no Brasil.

O governo estadual está 100% focado nessa missão de evitar que sejamos uma segunda Itália. Tudo está ocorrendo muito rápido e temos de ser ágeis na tomada de decisões. As medidas são amargas, mas necessárias visando um bem maior: a vida humana.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também teve de se adaptar. A Casa foi esvaziada, mas continuamos trabalhando para que todas as medidas sejam aplicadas conforme manda a lei. Para isso, o Legislativo paulista está adotando um sistema para realizar sessões, e reuniões de lideranças e de comissões, por vídeo conferência. Tudo isso para dar uma resposta rápida à sociedade e caminhar ao lado do governo estadual, apoiando as ações de combate ao vírus.

Executivo, Legislativo e Judiciário estão tomando as decisões necessárias e criando novas regras conforme a situação exige, mas temos de nos unir e fazer a nossa parte como cidadãos, para que as medidas propostas surtam efeito. É necessário evitar, por hora, o contato com os que amamos, preservar os nossos idosos, ajudar aos que precisam de nós sem colocar a vida deles em risco e fugir do pânico, que não nos levará a nada.

Hora de termos bom senso, evitar sair de casa, comprar apenas o necessário, valorizando os empreendedores do bairro. Que possamos ajudar " de casa " a manter o maior número possível de setores em funcionamento.

De ter empatia pelos que estão na linha de frente, que não podem estar resguardados em casa com suas famílias, como os profissionais de saúde, da segurança pública, da limpeza e outros serviços essenciais.

De ter fé e manter uma postura otimista, mas responsável, isso nos ajudará a atravessar esta fase ruim. Ela vai passar, mas são nossas ações que vão determinar o tempo de sua duração.

Sejamos conscientes e que Deus nos abençoe!

* Marcos Damasio é deputado estadual pelo Partido Liberal (PL)


alesp