Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande

Região Metropolitana da Baixada Santista recebeu o 28º encontro realizado pela Alesp nesta sexta, 27
27/05/2022 19:41 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Matheus Batista - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> GIlmaci Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento de 2023<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Calendário de audiências <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os pedidos para as áreas da saúde, previdência e infraestrutura de Praia Grande dominaram a audiência pública do Orçamento estadual para 2023 realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (27), no município da Baixada Santista.

Organizado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, o encontro foi presidido pelo presidente do colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos).

A audiência teve início com a participação de Antônio Custódio, do Sindicato dos Especialistas em Educação (Udemo), que levou o pedido para a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 22/20, que busca sustar os efeitos do decreto 65.021/20, responsável por declarar o déficit do Regime de Previdência do Estado. "Todos nós estamos aqui por que lá atrás alguém se dedicou a nos educar. Estamos pedindo que se revogue o confisco que colocou muitos colegas em situação vulnerável", disse.

"Tem que haver previsão orçamentária para reposição dos nossos salários e para devolução de tudo que foi confiscado em quase dois anos", completou a funcionária pública Val Nogueira, que também participou da reunião.

Rosângela dos Santos, funcionária pública aposentada em Praia Grande, solicitou a destinação de recursos para o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público (Iamspe). "Nossa alíquota de contribuição aumentou e o nível de atendimento caiu assustadoramente, estamos necessitados da contribuição patronal do Estado", disse.

"Perdemos assistência de pronto atendimento no Guarujá. Somos nove cidades atendidas com pronto atendimento apenas em Santos e São Vicente. Isso é humilhante e desgastante", afirmou a aposentada.

Vereador da cidade, Betinho Andrade pediu a inclusão da construção de um novo hospital regional em Praia Grande. "Esse hospital regional, que nós do município já temos uma área reservada, vai fortalecer o atendimento aos municípios do Litoral Sul", afirmou.

Na ocasião, Andrade solicitou também a construção de passagens de nível na rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na Baixada Santista. "O desenvolvimento da nossa região está acontecendo em direção ao sul da Baixada, então nós precisamos fazer esses investimentos em relação à mobilidade urbana", disse.

A audiência desta noite foi a 28ª realizada pela Alesp em 2022. Ao todo, serão 30 encontros. Os dois últimos acontecem no dia 30 de maio, às 18h, na Câmara Municipal de Mairiporã e, no dia 2 de junho, às 19h, no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.



Como participar

As audiências públicas são transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento", e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.


alesp