Aprovada obrigatoriedade de teste de Hepatite C em hemograma

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
28/09/2020 15:14 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo (imagem de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg255181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na última quarta-feira (24/9) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o PL 1.052/2019, da deputada Edna Macedo (Republicanos), que tramitava na Casa em regime de urgência e estabelece a obrigatoriedade da realização do teste de Hepatite C em conjunto com o exame de hemograma.

A infecção provocada pela Hepatite do tipo C deflagra problemas como a cirrose, câncer e outras enfermidades. Segundo a autora do projeto, "a introdução desse teste no exame de hemograma, possibilita a detecção precoce da doença e, consequentemente, o tratamento precoce, aumentando a chances de cura do paciente".

Edna Macedo é membro permanente da Comissão de Saúde e atua ativamente na área, fiscalizando pessoalmente o funcionamento de hospitais. Para oficializar a proposta, o projeto será encaminhado ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, para apreciação. Caso seja sancionado, a lei entrará em vigor em todo o estado.


alesp