23/10/2018 - 134ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/10/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Informa que hoje, dia 23/10, comemora-se o Dia do Aviador. Parabeniza os membros da Força Aérea Brasileira. Comunica sua participação em evento comemorativo aos 100 anos da Associação de Auxílio Mútuo dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a MÚTUA, e também em evento em homenagem aos 85 anos da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar. Relata a morte do policial militar cabo Mauro Jorge Guimarães Firmino, de 35 anos, na zona norte do Rio de Janeiro, em serviço. Lamenta que neste anos 83 policiais militares tenham sido mortos no Rio de Janeiro.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anuncia a visita do deputado eleito para a próxima Legislatura, Sr. Antonio da Rocha Marmo Cezar.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Manifesta apoio ao padre Jaime, responsável por paróquia do Jardim Ângela, e atuante em relação aos Direitos Humanos, que vem sendo ameaçado por seus posicionamentos em defesa da população. Lamenta que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro instigue perseguições utilizando discurso de ódio e intolerância. Pede que a Secretaria de Segurança Pública tome providências em relação a este caso.
5 -  GILMACI SANTOS
Apresenta vídeo de manifestantes se posicionando contrariamente ao pastor Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. Critica a divisão entre evangélicos e católicos. Manifesta-se favoravelmente à eleição de João Doria para o Governo do Estado e de Jair Bolsonaro à Presidência da República.
6 -  MARCO VINHOLI
Considera que a equipe do governador Márcio França está lançando fake news a fim de denegrir a imagem do candidato ao governo, João Doria. Discorda das políticas do governador Márcio França em relação ao funcionalismo público.
7 -  ALENCAR LULA SANTANA
Informa que a bancada do PT fará oposição a qualquer governo que se eleja no estado de São Paulo. Afirma, entretanto, que o candidato João Doria apresenta posicionamento mais agressivo em relação à população carente. Faz críticas ao atual prefeito de Guarulhos, Guti Gustavo. Defende a extensão de linha férrea do Aeroporto de Guarulhos até a região de Pimentas e Bonsucesso. Opõe-se à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República.
8 -  MARCOS LULA MARTINS
Informa que esteve na Fundacentro para discutir a adesão do Brasil ao tratado internacional de Minamata, que trata da redução do mercúrio no mundo. Reflete sobre as consequências que a eleição do candidato Jair Bolsonaro poderá trazer em relação às políticas de diminuição do uso de agrotóxicos, amianto, mercúrio e demais substâncias, já que este candidato defende a extinção do Ministério do Meio Ambiente.
9 -  CÁSSIO NAVARRO
Critica o governador Márcio França em relação à proposta de orçamento enviada a esta Casa, pois entende que o investimento para a região da Baixada Santista diminuiu. Apoia a candidatura de João Doria ao governo estadual.
10 -  JOÃO CARAMEZ
Reflete sobre as eleições ao Governo do Estado. Lembra que, enquanto era membro do PSDB, não apoiou a candidatura de João Doria à Prefeitura de São Paulo. Critica a ambição de João Doria à Presidência da República, o que considera uma traição a Geraldo Alckmin.
11 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anuncia a presença de Cibele Moura, deputada eleita do PSDB em Alagoas.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Cita matéria no jornal a "Folha de S.Paulo" a respeito da candidatura de João Doria ao governo estadual. Lê matéria em que Anderson Pomini, ex-secretário municipal da Justiça da gestão Doria, manifesta seu apoio ao candidato Márcio França. Faz críticas ao caráter de João Doria enquanto homem público. Lembra que enquanto prefeito de São Paulo, Doria tomou diversas medidas impopulares em prejuízo da população mais pobre.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  FERNANDO CAPEZ
Para comunicação, solicita aos deputados que votem a PEC nº 02, que corrige a diferença salarial entre os oficiais e praças da Polícia Militar. Exibe matéria do jornal "Folha de S.Paulo", na qual o governador Márcio França promete reajuste aos servidores, se a economia crescer. Discorre sobre a promessa do governador de dar aos policiais militares o melhor salário do Brasil. Alerta a população para o desequilíbrio fiscal e a falta de experiência de Márcio França.
14 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, afirma que a população brasileira está hoje dividida entre a civilização e a barbárie, que é representada por Jair Bolsonaro. Diz que o mesmo representa o autoritarismo, o nazismo, o fascismo, o estímulo à violência, o racismo e a truculência. Critica as propostas de governo deste candidato para a Educação. Cita o ataque de Bolsonaro aos servidores e aos concursos públicos. Considera que a eleição do candidato representa a volta às trevas. Afirma que quer a cidadania e direitos sociais.
15 -  FERNANDO CAPEZ
Pelo art. 82, comenta a realização de reunião entre o governador Márcio França e os prefeitos do Estado. Faz alerta a respeito da queda da arrecadação fiscal e do aumento das despesas, promovendo um possível déficit de dez bilhões de reais. Afirma que, para que haja o reequilíbrio das contas públicas, será necessário levantar os depósitos pertencentes àqueles que estão ingressando na Justiça. Discorre sobre promessas do governador Márcio França de reajustar o salário dos servidores, inclusive dos policiais militares, desde que a economia cresça. Lembra que nos últimos 24 anos, o estado de São Paulo manteve o seu equilíbrio fiscal.
16 -  RAUL MARCELO
Para comunicação, lembra a todos que estamos próximos do pleito eleitoral que decidirá o rumo do Brasil. Considera a campanha eleitoral de Fernando Collor de Melo, em 1989, muito parecida com a de Jair Bolsonaro. Destaca a falta de propostas deste candidato para a geração de empregos, o alto endividamento das famílias brasileiras e para o combate à corrupção. Afirma que ele não resolverá os problemas estruturais do Brasil. Critica a liberação de armas para a população. Destaca que o Brasil pode voltar a tempos sombrios. Pediu que as pessoas se conscientizem antes do voto.
17 -  RAUL MARCELO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
18 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 24/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp