11/12/2018 - 67a Sessão Solene

HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL E AO SEU PATRONO, ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES DE LISBOA, MARQUÊS DE TAMANDARÉ, COMEMORAÇÃO DO DIA DO MARINHEIRO E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR CONTRA-ALMIRANTE CLAUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/12/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem à Marinha do Brasil e ao seu Patrono, Almirante Joaquim Marques de Lisboa, Marquês de Tamandaré, Comemoração do Dia do Marinheiro e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Senhor Contra-Almirante Cláudio Henrique Mello De Almeida", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Marinha. Tece considerações sobre cerimônia, a ser realizada no Rio de Janeiro, de lançamento do submarino Riachuelo, produzido pela Marinha do Brasil, cujo nome homenageia a Batalha Naval do Riachuelo, decisiva na Guerra do Paraguai. Enaltece a relevância do espaço marítimo do país. Comenta mecanismos de sua proteção e de seu desenvolvimento, inclusive tecnológico, com infraestrutura industrial. Discorre sobre aspectos regimentais da solenidade, e a respeito da criação do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, durante sua gestão na Presidência da Casa. Anuncia a entrega da comenda ao Sr. Vice-Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, comandante do 8º Distrito Naval.
2 -  CLAUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA
Vice-almirante e comandante do 8º Distrito Naval, saúda os presentes. Agradece ao deputado Fernando Capez. Manifesta-se honrado pela homenagem recebida, destinada ao reconhecimento institucional da Marinha do Brasil. Discorre acerca da comemoração do Dia do Marinheiro, a ser realizada no dia 13/12. Faz breve relato da personalidade e da atividade profissional de Marquês de Tamandaré. Discorre sobre programas da instituição, como a pesquisa científica na Antártida, a extensão da plataforma continental e o apoio ao Haiti. Lembra primeira vinda ao Porto de Santos. Tece considerações sobre a íntima relação entre o estado de São Paulo e a Força Naval homenageada. Lista atividades marítimas levadas a efeito no Estado. Informa dados históricos e programas futuros de segurança operacional no setor. Comenta o Programa Nuclear da Marinha.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia o a execução do "Hino do Cisne Branco", pela Banda da Marinha. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp