
CPI Combustíveis - 14ª Legislatura
04/10/2001 - Oitiva do Sr. Aldo Antonio Masi
ATA DA VIGÉSIMA OITAVA REUNIÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO CONSTITUÍDA COM A FINALIDADE DE APURAR EVENTUAIS IRREGULARIDADES NA DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E NA QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS NO ESTADO.
Aos quatro dias do mês de outubro do ano de dois mil e um, às quinze horas, no Plenário "D. Pedro I" da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou-se a Vigésima Oitava Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de apurar eventuais irregularidades na distribuição, comercialização e na qualidade dos combustíveis no Estado, convocada e presidida pelo Senhor Deputado Edmir Chedid, nos termos do Artigo 38, da X Consolidação do Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com a finalidade de ouvir os Senhores Ricardo Daim e Aldo Antonio Masi e as Senhoras Edna Aparecida Corneta Cerqueira e Eunice Maria Renata de Paiva e Esteves. Presentes os Senhores Deputados, Geraldo Vinholi, Pedro Yves, Ary Fossen (efetivos), Vitor Sapienza e Edson Gomes (substitutos). Ausentes os Senhores Deputados Vaz de Lima, Ramiro Meves, Arnaldo Jardim, Aldo Demarchi e José Zico Prado (licença saúde). Havendo número regimental, o Senhor Presidente declarou aberta a reunião, sendo dispensada a leitura da ata da reunião anterior, dando-a por aprovada. Em seguida, foi aprovada a dispensa do depoimento da Senhora Edna Aparecida Corneta Cerqueira. Ato contínuo, o Senhor Presidente convidou o Senhor Aldo Antonio Masi
a tomar assento à mesa para prestar esclarecimentos. Após qualificação e sob juramento, o depoente teceu considerações acerca de sua carreira profissional na empresa Shell Brasil; fez abordagem sobre os ciclos de adulteração e de importação de combustíveis que ocorreriam nos mercados após fase de desregulamentação; fez menção ao trabalho de corretores que ofereceriam preços competitivos; afirmou que a ANP estaria realizando estudos sobre a gasolina sintética, utilizada nos EUA; sustentou que na Europa o imposto incidente sobre as vendas de solvente e de gasolina teria a mesma alíquota. Fizeram uso da palavra os Senhores Deputados Vitor Sapienza, Geraldo Vinholi, Pedro Yves, Ary Fossen e Edmir Chedid. Em decorrência de dúvidas surgidas durante a oitiva e da necessidade de esclarecimento de dados encontrados na documentação sob análise por membros desta CPI, houve deliberação sobre a quebra de sigilo bancário e fiscal das seguintes pessoas físicas e jurídicas: Ricardo Lyra Daim, Edna Aparecida Corneta Cerqueira, Eunice Maria Renata de Paiva Pinto e Esteves, Aldo Antonio Masi, Agro Petróleo Ltda, Quest Distribuidora do Brasil Ltda, Quest Participações Ltda. Deliberou-se, também, pela manutenção do sigilo de todos os documentos apresentados a esta CPI. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião, que foi gravada pelo Serviço de Audiofonia, passando seu teor, após transcrição, a fazer parte integrante desta ata para todos os fins regimentais. Eu, Isabel Assako Kobayashi, lavrei a presente ata que vai assinada pelo Senhor Presidente e por mim.
Aprovada em 16/10/2001.
a) Edmir Chedid - Presidente
a) Isabel Assako Kobayashi - Secretária
Veja também
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações