O curso abordará o fenômeno da desinformação em termos teóricos e discutirá como enunciados falsos podem impactar na compreensão de mundo das pessoas. Para tanto, analisará a “dieta informacional”, a desordem informacional e os impactos da desinformação nas dimensões sociais da vida cotidiana, bem como apresentará a educação midiática, que possibilita um conjunto de habilidades para o estudante acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional, com responsabilidade e senso crítico. Por fim, abordará o papel da leitura crítica dos fluxos informacionais, enfatizando a necessidade de se debater o papel ético da informação na sociedade democrática.
Michel Carvalho (professor) - Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestre em Ciências da Comunicação (USP). Especialista em Comunicação Pública e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo). Chefe dos Serviços de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cubatão (SP).
18 e 25 de março de 2022
- Aula 1: 18.03.2022, 14h00-16h30
O ecossistema da desinformação (infodemia, hiperinformação e desordem informacional). A Pós-verdade e a eclosão de Fake News. A Cultura Digital e novos modelos de aprendizagem. O algoritmo e as bolhas informacionais. A Educomunicação e a Educação Midiática. Competências informacionais. Gêneros Midiáticos.
- Aula 2: 25.03.2022, 14h00-16h30
Projetos de educação para a cidadania digital
Evento virtual ao vivo (telepresencial). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Certificação pelo ILP mediante preenchimento dos dois formulários de avaliação disponibilizados durante o evento (não serão emitidos certificados posteriormente).