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Curso:   PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MANDATO: A INFORMAÇÃO COMO INPUT PARA A TOMADA DE DECISÃO (PESQUISA) - COMUNICAÇÃO POLÍTICA - AS CHAVES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MANDATO DE RESULTADO


  • Descrição:

    É essencial a busca de informação para a tomada de decisão estratégica de mandato. Para isso, existem diversas formas de se alcançar informações confiáveis, através da realização de pesquisas qualitativas, que ajudam a orientar, por exemplo, a definição de estratégias políticas na formação de alianças, escolhas de temas, confronto de adversários, como também a pesquisa quantitativa, que é um importante instrumento para fazer um raio X do que se passa no presente, analisando as tendências, aprovação de governos, áreas da gestão e perfis e escolhas da sociedade. A comunicação ocupa um papel central na estratégia de um mandato de resultado, pois é através dela que a sociedade tomará contato com as realizações feitas pelo mandatário. Além disso, é um importante instrumento para capturar os anseios e prioridades do cliente cidadão. Afinal, com a digitalização da comunicação, hoje, as pessoas querem ser "ouvidas" através dos mais diversos pontos de contato. A construção e implementação de um planejamento estratégico parlamentar é o alicerce fundamental para que o politico exerça a sua liderança e conclua o mandato com a entrega de resultados e a marca da eficiência inclusive para sua reeleição. É a construção da Reputação de um mandato inteligente e eficiente. Este curso aborda como construir o Planejamento estratégico do Mandato Parlamentar com vistas a ter eficiência no mandato com ganho de reputação.


    Palestrantes:

    RENATO DORGAN FILHO - Cientista Político, especialista em Pesquisas Qualitativas e Quantitativas. É Proprietário do Instituto Travessia, fundado em 2013, que atende partidos políticos, mandatários e candidatos em todo o Brasil.


    GILMAR ARRUDA DE SOUZA - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral. Publicitário graduado pelo Mackenzie, com pós-graduação em Planejamento Digital pela Faculdade Impacta de Tecnologia e em Publicidade e Mercado pela ECA-USP. Tem curso de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, também pela ECA-USP. 


    MICHELE PILLON - Expert em Política e em Desenvolvimento Humano. Advogada da União desde 2009, pós-graduada em Direito Público e Políticas Públicas e Marketing Político Governamental e Eleitoral. Pesquisadora e Professora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. 


     

  • Objetivo:

    Apresentar as principais ferramentas e técnicas utilizadas no processo da comunicação política, para que mandatários possam construir, posicionar e projetar a sua imagem no cenário político, através de ações de comunicação que impactem positivamente na sua imagem e reputação, e que possam reforçar a sua atuação política nos diversos stakeholders (públicos estratégicos).Capacitar assessores e mandatários para os desafios da comunicação multiplataforma. Apresentar uma visão ampla das etapas de como usar a pesquisa e as fontes de informação para guiar a construção de um planejamento estratégico de mandato. Apresentar os tipos de pesquisas e as suas aplicações práticas, além de dar um panorama de fontes de dados secundários que ajudam na tomada das decisões estratégicas. Apresentar o que é um planejamento estratégico de mandato com os resultados para população e a concretização da Marca do líder político. Apresentar os eixos (etapas) do planejamento estratégico de um Mandato Parlamentar, com foco na eficiência do gabinete.


     

  • Cronograma:

    1º, 2 e 3 de março de 2023, quarta-feira a sexta-feira, 15h às 16h30. 


    Programa:


    Aula 1. A informação como input para a tomada de decisão, com Renato Dorgan.


    Pesquisas Qualitativas, o que são? Como fazer? Roteiro. Diagnóstico. Uso. Grupos focais.


    Pesquisas quantitativas, trackings, espontanea X estimulada, ação governamental, eleitoral, tendências.


    Estratégia de ação partindo de Pesquisas.


    Dilemas, quali antes de quanti ou quanti antes de quali, leitura de quantis, filtros de classe, tendências eleitorais e políticas de segmentos.


    Fontes de dados secundários para a gestão de mandato.


    Aula 2. Comunicação, com Gilmar Arruda.


    O que são e para que servem os fatos comunicáveis.


    Segmentação de público alvo.


    Fragilidades e potencialidades – Análise SWOT do mandatário.


    Posicionamento e Construção da Imagem e da Marca (Personal Branding).


    Matriz Editorial como guia da comunicação.


    Como explorar todas as potencialidades das redes sociais?


    A formação do Discurso Político e a importância do Storytelling.


    Imprensa formal versus redes sociais: onde você deve focar?


    A importância do Inbound Marketing na construção da autoridade temática.


    O impacto na comunicação política diante da Pós Verdade, as Fake News e a Guerra de Narrativas.


    Montagem ideal do time gestor de comunicação.


    Aula 3. Eficiência do Gabinete, com Michele Pillon.


    Planejamento estratégico do Mandato: conceitos e etapas.


    Formação da Liderança Política e construção da equipe.


    Gestão do Gabinete e do Mandato: Agenda Política Estratégica. 


    Atividade Legislativa e Fiscalizatória do Mandato.


    Orçamento Público e construção de Projetos e Parcerias políticas no âmbito do Mandato. Como utilizar as emendas orçamentárias para construção de políticas públicas.


    Construção da Reputação e a marca da eficiência e resultado do mandato parlamentar.


     

  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 01/03/2023 a 03/03/2023
  • Horário: 15h00 às 16h30
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 31/01/2023 a 28/02/2023
  • Informações para Inscrição:

    Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Certificação mediante o preenchimento de formulário de avaliação nas três aulas (não serão fornecidos certificados posteriormente).


     

  • Data de divulgação dos selecionados: 28/02/2023
  • Locais de Realização:
    • ON-LINE

  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • SISTEMA PAULISTA DE ESCOLAS DO LEGISLATIVO ( SISPELegis )

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