Estudo do panorama cultural do Brasil da década de 1920, a partir – e para além – do eixo de São Paulo, desmistificando o “mito fundador” da Semana da Arte Moderna. Discutir as diversas experiências de modernização artística, evidenciando a heterogeneidade dos artistas – abarcando as experimentações que envolvem as questões de gênero e raciais – frente à tradicional “história dos estilos” que compõem a historiografia da arte brasileira.
Palestrante:
Douglas Liborio - Bacharel e Licenciado em História (UFRJ). Mestre em História Social (UFF). Professor da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj)
Repensar o “mito fundador” da Semana de 1922; Revisão do conceito de “Moderno” no panorama artístico brasileiro; Análise de obras fora do “cânone” tradicional, buscando uma compreensão mais crítica do contexto histórico-cultural da década de 1920.
22 e 24 de novembro de 2023, quarta-feira e sexta-feira, 18h às 20h
Aula 1 - 22/11: O que é Moderno?
1. Revisando o ano de 1922: o que realmente foi a Semana da Arte Moderna de 1922?
1.1. Modernismo e Independência: ligação entre dois conceitos e eventos no ano do Centenário.
1.2. Era Vargas e ditadura-civil militar: as revisões do Modernismo e o “mito” do protagonismo paulista.
2. É possível falar em moderno antes de 1922?
2.1. Conceito de moderno, modernização e modernismo no século XIX.
2.2. Panorama artístico do Rio de Janeiro no início da República: a Escola Nacional de Belas Artes e o Liceu de Artes e Ofícios
Aula 2 - 24/11: Outros modernismos possíveis.
1. O Rio de Janeiro em 1922: projetos de nação, boemia e arte moderna
1.1. Boemia, negritude e gênero: artistas modernos antes e depois de 1922.
1.2. A Exposição Internacional do Centenário: diálogos entre o historicismo e a modernização arquitetônica.
2. Acervos em transformação: os museus e a “quebra” da história dos estilos
2.1. (Re) escritas em museus históricos: Repensando as experiências do Museu Histórico Nacional.
Evento telepresencial (virtual ao vivo), com transmissão pelos canais da ALESP e do ILP no YouTube (não serão enviados links). Necessário acesso à Internet. Certificação mediante preenchimento de formulários de avaliação disponibilizados nas duas aulas o evento (não serão fornecidos certificados posteriormente). As informações coletadas na ficha de inscrição e nos formulários de avaliação são protegidas e serão usadas pelo ILP para planejamento.