Instituto do Legislativo Paulista
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Ciclo de Conferências:   CICLO ILP+ABRIG DE INICIATIVAS INOVADORAS E BOAS PRÁTICAS EM RIG 2023 - EXPANDINDO ESPAÇOS PARA O PROTAGONISMO FEMININO - PUBLIC RELATIONS NA ÁREA DE RELAÇÕES CORPORATIVAS


  • Descrição:

    O projeto de Public Relations (PR) da Suzano, iniciado em 2022, tinha como objetivo promover a área de Relações Corporativas (RC) dentro e fora da empresa. No entanto, seu impacto e alcance superaram as expectativas. Mariana Lisbôa, atual Head de Relações Corporativas da Suzano S.A, desempenhou um papel fundamental como porta-voz do projeto. Ela se destacou por sua habilidade em abordar diversos temas em diferentes espaços de diálogo. Mariana foi a primeira mulher líder na área dentro da empresa, iniciando sua trajetória na Suzano em 2015. Sua influência cresceu rapidamente, e em 2021 ela assumiu a responsabilidade pela área de RC no Brasil e em mais de 100 países onde a Suzano está presente. O feminismo sempre foi uma questão importante em sua vida, e ela tem a oportunidade de explorar esse tema, especialmente no contexto corporativo, graças ao incentivo da empresa à participação feminina em todos os níveis. Embora a presença das mulheres no mercado não seja recente, o impulsionamento de sua presença e o estímulo ao crescimento de suas carreiras de forma justa e igualitária ainda é uma luta em andamento. No entanto, com o fortalecimento das tendências ESG, mais pessoas estão aderindo a essa causa. Algumas empresas, incluindo a Suzano, se destacaram ao priorizar esses temas desde o início, mesmo antes de se tornarem recomendações oficiais.

    De acordo com o Relatório de Sustentabilidade, a Suzano está a apenas 7,5% de alcançar sua meta de ter 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025. Essa antecipação abriu muitas oportunidades para a empresa, que se tornou a primeira das Américas a emitir um Sustainability-Linked Bond, um título internacional para captação de recursos vinculado a compromissos públicos de sustentabilidade de longo prazo. A inclusão e a diversidade são partes fundamentais da cultura organizacional da empresa e permeiam a narrativa e a atuação da Suzano em relação aos temas de ESG. Esses aspectos contribuíram para o sucesso do projeto de PR. No entanto, é inegável que a presença e os discursos de Mariana Lisbôa foram os principais fatores que nos levaram a ser convidados para mais de 35 eventos desde o início do projeto, incluindo participação em eventos internacionais como a COP27.



    Stephany Anicezio de Souza Primo (palestrante)


    Bacharel em relações internacionais. Analista de Projetos da área de Relações Corporativas da Suzano.

    Talita Santos Conceição
    (palestrante)


    Graduada  em Administração. Analista de Projetos da área de Relações Corporativas da Suzano.

    Tacyra Oliveira Valois Nery (mediadora)


    Diretora da Abrig


    Esta é uma contribuição da ALESP e da ABRIG para a discussão temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Agenda 2030 da ONU, n.17. - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (em especial do item 17.17 - Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias) e n.16 -  Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis (especialmente do ítem 16.6 - Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis).

  • Objetivo:

    O Ciclo ILP+ABRIG de Iniciativas Inovadoras e Boas Práticas em RIG visa divulgar e discutir experiências significativas no campo das Relações Institucionais e Governamentais, no âmbito das organizações públicas, organizações privadas ou mistas, organizações da sociedade civil e em temas de interesse atual, tendo como base os casos de práticas de atuação finalistas do Prêmio Marco Maciel, contribuindo assim para o debate da sustentabilidade em termos da construção de instituições eficazes e da potencialização da implementação de parcerias.

  • Cronograma:

    29 de novembro, quarta-feira, 19h às 20h30


     


         O projeto de Public Relations (PR) da Suzano, iniciado em 2022, tinha como objetivo promover a área de Relações Corporativas (RC) dentro e fora da empresa. No entanto, seu impacto e alcance superaram as expectativas. Mariana Lisbôa, atual Head de Relações Corporativas da Suzano S.A, desempenhou um papel fundamental como porta-voz do projeto. Ela se destacou por sua habilidade em abordar diversos temas em diferentes espaços de diálogo. Mariana foi a primeira mulher líder na área dentro da empresa, iniciando sua trajetória na Suzano em 2015. Sua influência cresceu rapidamente, e em 2021 ela assumiu a responsabilidade pela área de RC no Brasil e em mais de 100 países onde a Suzano está presente. O feminismo sempre foi uma questão importante em sua vida, e ela tem a oportunidade de explorar esse tema, especialmente no contexto corporativo, graças ao incentivo da empresa à participação feminina em todos os níveis. Embora a presença das mulheres no mercado não seja recente, o impulsionamento de sua presença e o estímulo ao crescimento de suas carreiras de forma justa e igualitária ainda é uma luta em andamento. No entanto, com o fortalecimento das tendências ESG, mais pessoas estão aderindo a essa causa. Algumas empresas, incluindo a Suzano, se destacaram ao priorizar esses temas desde o início, mesmo antes de se tornarem recomendações oficiais.


        De acordo com o Relatório de Sustentabilidade, a Suzano está a apenas 7,5% de alcançar sua meta de ter 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025. Essa antecipação abriu muitas oportunidades para a empresa, que se tornou a primeira das Américas a emitir um Sustainability-Linked Bond, um título internacional para captação de recursos vinculado a compromissos públicos de sustentabilidade de longo prazo. A inclusão e a diversidade são partes fundamentais da cultura organizacional da empresa e permeiam a narrativa e a atuação da Suzano em relação aos temas de ESG. Esses aspectos contribuíram para o sucesso do projeto de PR. No entanto, é inegável que a presença e os discursos de Mariana Lisbôa foram os principais fatores que nos levaram a ser convidados para mais de 35 eventos desde o início do projeto, incluindo participação em eventos internacionais como a COP27.


     


    19h00 Abertura institucional (ILP e ABRIG)


    19h10 Apresentação


    20h00 Debates


    20h25 Encerramento institucional

  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 29/11/2023 a 29/11/2023
  • Horário: 19h00 às 20h30
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 06/11/2023 a 29/11/2023
  • Informações para Inscrição:

    Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelos canais do ILP e da Rede Alesp no YouTube, com retransmissão pelo Canal ABRIG. Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (não serão fornecidos certificados posteriormente). As informações coletadas na ficha de inscrição e no formulário de avaliação são protegidas e serão utilizadas pelo ILP para fins de planejamento.

  • Data de divulgação dos selecionados: 29/11/2023
  • Locais de Realização:
    • CANAL DA ALESP NO YOUTUBE
      Endereço : https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo
    • CANAL DO ILP NO YOUTUBE
      Endereço : https://www.youtube.com/c/ilpsp
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )
    • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS ( ABRIG )
  • Anexos:

alesp