Presidente do Fundo Social de São Paulo é convidada a prestar esclarecimentos na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
08/07/2020 15:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


A deputada Beth Sahão (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Alesp, protocolou requerimento em que convida a presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, para prestar esclarecimentos sobre sua fala a respeito das pessoas em situação de rua.

O documento protocolado é um convite e, portanto, a presidente do Fundo Social pode ou não aceitar.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bia Doria afirma que "não é correto chegar na rua e dar marmita para moradores de rua, porque a pessoa tem que se conscientizar que ela tem que sair da rua. A rua hoje é um atrativo, a pessoa gosta de ficar na rua".

A primeira-dama, que é responsável por projetos sociais na gestão Doria, ainda ressalta, na gravação, que "a pessoa quer comida, roupa, quer uma ajuda e não quer ter responsabilidade e isso está muito errado, se a gente quer viver num país onde todos têm suas responsabilidades."

Para a deputada, a afirmação revela "atitude preconceituosa e discriminatória com relação a população em situação de rua e, portanto, não condizente com os cargos".

"Não bastasse construir uma narrativa descolada da realidade social e desconhecendo completamente a situação de cada ser humano que está em situação de rua, deixa clara a ideia de que essas pessoas estão na rua porque não possuem responsabilidade, e não são merecedoras de ações de solidariedade humana tendo em vista que só querem receber ajuda de comida e roupas. Ainda indica que não querem ir para o abrigo, que tem horário e regras, deixando a entender que não querem responsabilidades", argumenta Sahão.


alesp